top of page

Artista visual lança livro sobre atingidos pela Vale do Rio Doce no auditório do SASP

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • May 9, 2018
  • 2 min read

O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) promove, no dia 29 de maio, às 19h, o lançamento do Projeto “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce”, da artista visual Edileila Maria Leite Portes. O trabalho aborda, de maneira poética, a vida dos moradores atingidos pela Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, na cidade de Mariana.

Faz parte do projeto o lançamento de um livro-poema ilustrado, editado pela Editora Atafona, de Belo Horizonte, com a co-edição do Ateliê Edileila Portes, do qual a autora é gestora e com o apoio da Comissão Mineira de Folclore.

De acordo com o material de divulgação, “como professora e artista visual, busco com o Projeto, portanto, homenagear o Vale, sensibilizar os moradores e, ao mesmo tempo, compartilhar os sentimentos vivenciados a partir do ocorrido.

O evento é gratuito.

O que: Lançamento do projeto “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce”.

Quando: 29 de maio, às 19h.

Onde: Auditório do SASP. Rua Araújo, 216, piso intermediário. República, São Paulo.

Sobre a artista visual: Bacharel em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Folclore e Cultura Popular numa parceria entre o Unicentro Newton Paiva e a Comissão Mineira de Folclore, da qual é Membro Efetivo e Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce. Pesquisa as relações entre a arte erudita, a arte popular e a arte indígena, com foco nas manifestações estéticas da cultura brasileira, o que tem gerado trabalhos plásticos apresentados em exposições coletivas e individuais, trabalhos acadêmicos apresentados em congressos, simpósios, seminários, além de artigos publicados em revistas científicas. Em 2000, numa exposição coletiva em Londres, sua obra plástica foi contemplada pela crítica internacional, recebendo “Medalha de Prata por Minas” da Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi convidada para expor suas obras em Madri e Roma. Atuou como professora assistente da Universidade Vale do Rio Doce em Governador Valadares, Minas Gerais, de fevereiro de 2002 a julho de 2017, onde ministrou as disciplinas de História da Arte e da Arquitetura, Cultura Brasileira, Desenho, Plástica e Composição, Estética, Estudos Sociais e Econômicos e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Ainda na Instituição coordenou, de 2002 a 2011, o Núcleo de Cultura, setor que responde pelas atividades artístico-culturais da Instituição. Dessa forma, pode projetar e ser responsável pela curadoria, concepção e montagem de várias mostras e exposições. Representando a Universidade e a Comissão Mineira de Folclore, tem participado de eventos científicos focando o tema arte, cultura, identidade, território e territorialidades na arte e na cultura brasileira. Desde 2014, gere o espaço cultural Ateliê Edileila Portes, em Governador Valadares, onde ministra cursos na área das artes visuais e presta assessoria em Arte e Cultura.

 
 
 

Comments


bottom of page