
grupo no facebook
diretrizes

O Grupo de Trabalho de Gênero do SASP nasce para contribuir na luta das mulheres, com ênfase na categoria de Arquitetura e Urbanismo e suas relações de formação e trabalho.
Os objetivos são divididos em quatro instâncias: primeiro, trazer VISIBILIDADE em relação à opressão de gênero, para que essa seja desnaturalizada; em um segundo momento, a CONSCIENTIZAÇÃO, levando em conta a observação cotidiana e as evidências temporais para entender a raiz da situação; a busca de PROPOSIÇÕES como ferramentas práticas de ação em caso de opressões, no campo restrito e no legal (desde aconselhamentos de como agir caso um preconceito seja perpetrado em ambiente de estudo e ou trabalho; à propostas de leis para paridade salarial entre os sexos); e, enfim, alcançar a igualdade de gêneros através do FORTALECIMENTO dessas mulheres, para que reconheçam e lutem contra as opressões diárias impostas pela profissão e pela sociedade, de maneira geral.
O grupo é aberto, e tem como público alvo as arquitetas e estudantes de arquitetura e urbanismo. As reuniões ocorrem toda primeira segunda-feira do mês. O local das reuniões tem sido rotativo, de forma a facilitar a participação das pessoas. Para saber onde será a próxima reunião acompanhe as notícias no blog abaixo. Os relatos e conteúdos debatidos nas reuniões também podem ser acessados no blog.
Participe de nossas reuniões!
Encontro Estadual de Arquitetos e Urbanistas do SASP 2015
Participantes da Mesa: Arquiteta e Urbanista Terezinha Gonzaga; Ângela Araújo - Núcleo de Estudo de Gênero - PAGU/UNICAMP
Confira o Vídeo do debate "Arquitetura e Gênero", que aconteceu no Encontro Estadual de Arquitetos em 2014, com a cientista social Silvana Rubino, professora do IFCH da Unicamp; Paula Santoro, arquiteta e urbanista e professora da FAU-USP e Telmi Adame, representante da FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura).
Encontros USINA 25 anos
A mulher no mutirão.