
Caros e caras colegas,
Saudações por mais um ano que se inicia. Que este seja um ano repleto de realizações e de novas conquistas para você e para toda a categoria!
Os desafios que a chapa Questão de Ordem assumiu com a vitória nas eleições do SASP em 2013 não são poucos. Os novos diretores conhecem a história de 42 anos do sindicato e, para a sua valorização e sobrevivência, se propuseram a realizar uma verdadeira inversão de paradigmas na entidade, com choque de atualidade e de vontade de mudanças. Sabemos que este será um ano em que a copa do mundo, as eleições presidenciais e as eleições do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), por exemplo, demandarão grandes debates no Brasil - debates estes que requerem da categoria uma opinião clara e representativa do pensamento dos arquitetos e urbanistas. O SASP participará de todos os debates e defenderá, em seu bojo, a justiça social urbana, a valorização da arquitetura e urbanismo e do arquiteto e urbanista e a defesa dos direitos trabalhistas.
As mãos, as cabeças e os corações que nos ajudarão nesta grande empreitada são inúmeros. A descentralização da gestão e a ampliação do suporte profissional possibilitarão a criação de espaços de participação e de representação do arquiteto no sindicato, bem como deste nos demais fóruns de discussão da sociedade civil organizada.
Estes desafios compõem os cinco eixos centrais de nossa plataforma de mudanças:
-
Atuar pela justiça social urbana;
-
Valorizar a arquitetura e o arquiteto;
-
Enfrentar as questões trabalhistas;
-
Descentralizar a gestão; e
-
Ampliar o suporte ao profissional.
Para realizá-los, continuaremos unidos aos movimentos sociais e às entidades parceiras, que nos apoiaram e que se fundamentam nos mesmos princípios. Continuaremos, também, juntos às pessoas que formam a base de nossa categoria, os arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo.
É nesse espírito que no dia 1º de janeiro estivemos na capital para receber as chaves da sede do SASP, e, para os próximos 3 anos, queremos abrir quantas portas forem necessárias, em prol das causas maiores da nossa profissão. Para isso, a nova diretoria do SASP conta com o seu apoio firme e consciente.
Atenciosamente,
Gestão SASP 2014-2016 - Questão de Ordem!
Maurílio Chiaretti - Presidente
Guilherme Carpintero - Vice-presidente