top of page

Um sindicato trabalhista reúne os profissionais de um mesmo segmento, de uma determinada base territorial. Sindicatos são entidades sem fins lucrativos com fins de coordenação e representação legal das trabalhadoras e trabalhadores. Visam à defesa dos direitos trabalhistas, interesses profissionais, sociais e políticos da categoria. É a instituição que possui a atribuição legal de representar o trabalhador junto às autoridades administrativas judiciais, participando como parte nos processos judiciais, em dissídios, acordos e convenções coletivas.


Os recursos para cobrir o funcionamento do Sindicato são oriundos de duas fontes: do imposto sindical obrigatório e da taxa de filiação ao mesmo. O imposto sindical é uma obrigação dos sindicatos cobrarem e é equivalente a um dia de salário do trabalhador (art.580). O pagamento do imposto não torna o profissional sócio do sindicato, para este fim o profissional deve expressar a vontade de se filiar, através de uma solicitação, a qual possui um valor que é definido em Assembléia pela categoria.  

O SASP - Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo representa os trabalhadores arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo. Foi fundando em 1971, sendo o primeiro sindicato da categoria no país. As instâncias formais de tomada de decisão são as Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias e as Reuniões de Diretoria. Os espaços de representação oficiais são: a Diretoria, as representações regionais e representações na Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA e na Central Única dos Trabalhadores - CUT .

Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)

Criada em maio de 1979 e instalada com a Carta Sindical de 13 de dezembro de 1979, a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas - FNA, é uma entidade sindical de grau superior que congrega 16 Sindicatos e Associações Profissionais estaduais (dentre os quais, o SASP) e foi constituída para coordenar e proteger a categoria profissional dos arquitetos e urbanistas, nas relações de trabalho, direitos e atribuições. A FNA, dentre as suas atribuições, representa perante autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos arquitetos, principalmente acordos e negociações coletivas; estimula o aperfeiçoamento profissional e científico e atua na capacitação profissional; auxilia na fundação de sindicatos estaduais, oferecendo assistência técnica e jurídica; edita publicações de interesse dos arquitetos e urbanistas; celebra convênios, acordos, instaura dissídios e assiste os sindicatos filiados em processos trabalhistas em geral.

Fonte: http://www.fna.org.br/site/

 

 

Institutos dos Arquitetos do Brasil (IAB)

Os registros de sua fundação datam de 1921, é uma entidade sem fins lucrativos, que “se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e à sociedade” ‘ É a entidade brasileira mais antiga dedicada aos temas ligados à arquitetura, à cidade brasileira e ao exercício da profissão. Possui histórico de luta e participação da categoria frente a momentos históricos importantes. É formado por 26 departamentos em diferentes estados, estes, por sua vez, possuem núcleos locais em alguns municípios. Os atuais Núcleos nos municípios no estado de São Paulo estão em: Americana, Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Guarulhos, Jundiai, Limeira, Marilia, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.

Fonte: http://iabsp.org.br/index.php/iab-sao-paulo/

 

 

Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (ABAP)

Foi fundada em 1976, atendendo às expectativas ao encontro da International Federation of Landscape Architects (IFLA) realizado no ano anterior. Seu principal objetivo é promover a profissão do arquiteto paisagista. Possui sede no município de São Paulo e mantém Núcleos Regionais nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas, Recife e Belo Horizonte.

Fonte: http://www.abap.org.br/historico.htm

 

 

Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA)

Fundada em 1973, é uma entidade independente, de abrangência nacional, sediada no município de São Paulo. Representar a atividade empresariais de escritórios e empresas fornecedoras de produtos e serviços de arquitetura e urbanismo e construção civil. Funciona com o sistema de associados, cujo principal foco são escritórios de arquitetura e urbanismo e empresas fornecedoras de produtos e serviços ligados à construção civil. Possui estrutura estatutária que prevê a existência de Regionais. As Regionais já existentes estão sediadas no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Obedecem a um Estatuto Social único, mas têm autonomia financeira e operacional.

Fonte: http://pr.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/institucional/instutucional-94411-1.asp

 

 

Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA)

Fundada em 1973, é uma entidade sem fins lucrativos, atua na melhoria do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil. Foi fundada inicialmente como uma associação de escolas de arquitetura e urbanismo e modificada em 1985, quando se transformou em uma entidade de ensino. A ABEA batalha pela qualificação do profissional arquiteto e urbanista. Possui sede no município de São Paulo apenas.

Fonte: http://www.abea-arq.org.br/?page_id=16

 

 

União Internacional de Arquitetos (UIA)

Órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído.

bottom of page