Arquitetos auxiliam moradores em situação de rua a realizarem Encontro de Formação
- sasparqbr
- Feb 22, 2018
- 2 min read

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) realiza, em São Paulo, sua 4ª Formação Estadual que discutirá a situação política e social das pessoas que vivem na rua do estado.
O SASP está auxiliando na organização do evento. Com um parceria de mais de um ano, o Sindicato e o MNPR realizam atividades conjuntas, envolvendo, inclusive, professores estudantes de arquitetura e urbanismo.
O Encontro acontecerá na sede do SASP, onde os moradores em situação de rua elegerão os delegados para seu Congresso Nacional, que será realizado entre os dias 23 a 25 de maio, em Cidreira, cidade localizada no Rio Grande do Sul.
O encontro acontece de dois em dois anos com o propósito de discutir pautas e diretrizes para os moradores em situação de rua, de acordo com a conjuntura política brasileira. Nessa edição, a 4ª Formação Estadual contará com a presença de representantes de entidades como Gaspar Garcia e FACESP e vereadores como Eduardo Suplicy (PT), Soninha Francine (PPS) e Juliana Cardoso (PT).
O estado de São Paulo é uma das unidades federativas que mais conta com pessoas vivendo nas ruas. De acordo com o Censo Pop Rua FIPE/SMADS, a capital paulistana, por exemplo, tinha, em 2015, 15 mil pessoas vivendo nas ruas. Hoje, de acordo com levantamento do MNPR, principalmente por meio de trabalhos desenvolvidos pelos Consultórios de Rua, a estimativa é que esse número chegue a 30 mil – agravado, principalmente, pelas políticas de austeridade, crise econômica e com os congelamentos de recursos de várias secretarias e entidades que realizam trabalhos de assistência social.
O que: 4ª Formação Estadual do Movimento Nacional dos Moradores em Situação de Rua.
Quando: 23, 24 e 25 de feveiro. Das 9h às 17h.
Onde: Auditório do SASP. Rua Araújo, 216, Piso Intermediário. República, São Paulo.
Mais informações: formacaopoprua@gmail.com / saopaulorua@gmail.com
Comments