SASP envia a CSU, importante imposto que garante benefícios para arquitetos e urbanistas
- sasparqbr
- Jan 30, 2018
- 3 min read
O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo já enviou para os arquitetos e urbanistas de todo o estado a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU). Caso você não tenha recebido, solicite sua guia no seguinte email: atendimento@sasp.arq.br. O imposto - previsto pelos art. 8º, IV, art. 149º da Constituição Federal e nos art. 578, 579 e 580 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) – é recolhido de todos profissionais da Arqutetura e Urbanismo, associados ou não aos sindicatos, sejam empregados ou profissionais liberais, e é utilizado em prol da categoria.
O boleto é emitido pela sua entidade sindical (SASP) por meio do sistema de homologações da Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho e Emprego, não tendo qualquer relação com taxas e impostos de outros órgãos e entidades, como o CAU/SP e o IAB.
O pagamento da CSU é de responsabilidade de toda a categoria porque garante melhorias para todos arquitetos e urbanistas. Afinal, diariamente, os trabalhadores vêem cortes de verbas para saúde e educação, demissões em massa em diversos setores (inclusive na cadeia da construção civil), retrocessos em históricas conquistas dos trabalhadores, como, por exemplo, mudanças na CLT, na Previdência Social e nas estruturas dos Sindicatos. E, nesses tempos de crise, o Sindicato é um dos pilares de estabilidade ou de recursos ao qual o arquiteto pode recorrer.
Por isso, o SASP defende que, hoje, mais que nunca, é necessário fortalecer as instituições que realizam a luta e a defesa dos arquitetos e urbanistas – e a CSU tem um papel importantíssimo para fortalecer o Sindicato. Ao pagar a CSU, você está ajudando a garantir o Salario Mínimo Profissional, os acordos coletivos de trabalho, a luta pela arquitetura pública e a ampliação do campo de trabalho dos arquitetos e urbanistas. É nossa responsabilidade participar da construção de uma categoria forte e combativa.
Como é realizado o recolhimento da CSU?
O montante recolhido é repartido entre a Federação, a Confederação, a Central Sindical e a União. O Governo Federal recebe 10% do valor e essa parte é destinada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sendo depositada na Conta Especial Emprego e Salário que integra os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os Sindicatos recebem 60% desse valor.
Ao instituir a contribuição sindical, o Estado atribuiu aos entes sindicais o dever de cobrar este tributo e utilizá-lo em prol da categoria representada. Portanto, é uma obrigação do SASP realizar essa cobrança.
Todos pagam o mesmo valor?
Existem algumas situações em que você, arquiteto e urbanista, pode conseguir mais descontos ou mesmo se isentar desse tributo.
Profissionais recém-formados. Os profissionais formados em 2016 e 2017 terão desconto de 50% sobre o valor da CSU, com pagamento do boleto até 28 de fevereiro de 2018.
Profissionais formados até 2015. Os profissionais formados até 2015 terão desconto de 10% sobre o valor da CSU, desde que o boleto seja pago impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2018.
Estatutários. Os profissionais empregados no serviço público, regidos por estatuto próprio, é facultado a escolha para qual Sindicato contribuir com a CSU. Ao optar pelo SASP, é necessário solicitar o seu boleto de acordo com seus vencimentos e informar ao setor de recursos humanos do serviço público em questão, para que não tenha sua contribuição descontada em folha. Para ter suas representações e benefícios do SASP, esses profissionais devem se associar ao mesmo.
Professores. Arquitetos e Urbanistas que atuam somente como professores também são isentos do pagamento da CSU ao SASP, porém terão o recolhimento para o sindicato majoritário dos professores (o SINPRO). Caso o profissional atue também com as atividades fins de arquitetura e urbanismo, deverá pagar os dois sindicatos.
Aposentados e desempregados. Estão isentos de pagamento da CSU, desde que estejam com cadastro inativo junto ao CAU/SP.
Fale com o SASP
O SASP tem compromisso com a transparência e está de portas abertas para tirar qualquer dúvida. Você pode ligar no (11) 3229-7989, enviar um email para atendimento@sasp.arq.br ou visitar nossa sede na rua Araújo, 216, República, São Paulo.
Acompanhe também nossas ações, convênios e atividades em nosso site: sasp.arq.br ou em nossa página no Facebook.

Comments