top of page
Search

População em situação de rua realiza o 13º Natal Solidário

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Dec 4, 2017
  • 2 min read

Realizado nos dias 24 e 25 de dezembro, evento – que contará com apresentações culturais e garantia de alimentação digna – denuncia cerceamento dos direitos e política de extermínio contra a população que vive nas ruas de São Paulo. SASP é entidade parceira da atividade

Os Movimentos Estadual e Nacional de Moradores em Situação de Rua (MEPR e MNPR) realizam, nos dias 24 e 25 de dezembro, o 13º Natal Solidário da População de Rua. Além da garantia de alimentação digna, o evento contará com apresentações culturais e um espaço aberto para apresentações. O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo é um dos parceiro do Natal Solidário.


Com o tema “Devolvam nossa dignidade”, a atividade – que, no ano anterior, reuniu aproximadamente 10 mil pessoas na cidade de São Paulo - acontecerá na Praça da Sé e é uma ação conjunta entre o Movimento Nacional e Estadual, reunindo no mesmo espaço a 7ª edição do tradicional “Natal da Luz” e o do 13º Natal Solidário.


“Nosso objetivo é fazer com que a população em situação de rua tenha um dia especial. São pessoas que estão longe de seus familiares e enfrentam graves violações de seus direitos. Queremos que, com esse Natal Solidário, eles tenham sua dignidade devolvida”, afirma o presidente do MEPR, Robson Mendonça.


“Nossa população, além do extermínio que enfrenta diariamente, vive uma situação de restrição de seus direitos e cerceamento: as instituição de representação são impedidas de ter bens, foi proibida a distribuição noturna de alimentos e também estão proibindo e tomando suas barracas. Com esse Natal Solidário, queremos também manifestar nosso direito à cidade e que seja devolvida nossa dignidade”, destaca Edvaldo de Souza, membro do MNPR.


Segundo o Censo Pop Rua FIPE/SMADS, a capital paulistana tinha, em 2015, 15 mil pessoas vivendo nas ruas. Hoje, de acordo com levantamento do MNPR, principalmente por meio de trabalhos desenvolvidos pelos Consultórios de Rua, a estimativa é que esse número chegue a 30 mil – agravado, principalmente, pelas políticas de austeridade, crise econômica e com os congelamentos de recursos de várias secretarias e entidades que realizam trabalhos de assistência social.


O que: XIII Natal Solidário da População de Rua “Devolvam nossa dignidade”, da População em Situação de Rua.

Quando: 24 e 25 de dezembro, das 9h às 17h.

Onde: Praça da Sé, São Paulo.

Programação:

O 13º Natal Solidário contará com seis tendas, organizadas tematicamente.

DIREITOS HUMANOS. Com coordenação da Defensoria Pública de São Paulo, Ouvidoria Pública de São Paulo, e Núcleo de Direitos Humanos, será realizado atendimento para moradores em situação de rua.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. Apresentará a trajetória da luta da população de rua em São Paulo, a partir de um acervo de fotos da Rede Rua.

EMPRÉSTIMOS DE LIVROS. O acervo do Movimento Estadual da População de Rua será disponibilizado para leitura.

BRINQUEDOS. Organização e distribuição de brinquedos doados.

CARTAS E CARTÕES. Produção de cartas e cartões pela população em situação de rua, com o apoio de voluntários, motivando-os a se corresponderem com seus familiares.

POLÍTICAS SOCIAIS. Uma articulação de entidades e responsáveis por políticas públicas de saúde, educação, trabalho, assistência social e cultura.

Contato para informações sobre o evento:

Email: natalpoprua@gmail.com /Telefone: (11) 3286-0107 e (11) 9 5395-4382

Contato para imprensa:

Email: comunicacao@sasp.arq.br / Telefone: (11) 3229-7989





 
 
 

Comentários


bottom of page