Seminário Internacional debate a dimensão social dos profissionais de arquitetura
- sasparqbr
- Nov 14, 2017
- 2 min read
Do dia 25 a 28 de outubro, foi realizado no auditórios do SASP e da FIAM/FAAM o Seminário Internacional “A Dimensão Social da Formação Profissional – Após 47 anos do Taller Total na FAU – UNC, 1970-1975”. O evento, uma parceria do SASP com a FIAM/FAAM, foi aberto a todas as áreas acadêmicas.
“O objetivo para realizarmos esse evento foi proporcionar o intercâmbio de experiências da relação entre formação e prática profissional em países da América Latina, com ênfase na relação ensino-sociedade e práticas de extensão”, afirma Maurílio Chiaretti, presidente do SASP.
Para isso, contou com apresentação e mesas de debate com diversos pesquisadores, estimulando as trocas entre profissionais e escolas de arquitetura e o debate sobre formação para o contexto de atuação e desafios urbanos que vivemos em nosso continente.
O Seminário Internacional também debateu a propagação do pioneiro modelo do Taller Total da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) - que, nos anos 1960/70, se tornou referência para a renovação do ensino da arquitetura e urbanismo em toda a América Latina - e outros casos históricos e contemporâneos, inclusive brasileiros, de ensino inserido em contextos e problemas reais, com ações de campo, construções coletivas e diálogo intenso com comunidades.
No último dia do Seminário, procurando romper com as barreiras que separaram as formações profissionais acadêmicas das formações profissionais de vidas não acadêmicas - e a fronteira ator versus espectador, recorrente nos congressos científicos – o evento reuniu, em uma roda de conversa, público presente e convidados de movimentos sociais, estudantis e representantes de outras entidades parceiras do SASP.
“Nessa atividade, os presentes comentaram os desafios pedagógicos e geradores de ciência e conhecimento necessários para a sustentação da própria vida, construindo cidadania e garantindo direitos”, avalia Liana Perez de Oliveira, diretora do SASP. “O sábado será um dia sem ator e expectador, sem professor e aluno, como contribuição para o fortalecimento do diálogo entre a academia e a sociedade”.

Comments