SASP participa de congresso internacional sobre assédio no trabalho
- sasparqbr
- Sep 25, 2017
- 2 min read
O SASP esteve presente no IV Congresso Iberoamericano Sobre Acoso Laboral e Institucional que ocorreu, entre os dias 22 e 25 de agosto, na Universidad de Caldas, na cidade de Manizales, na Colômbia. Representado pela assessora de diretoria, a psicóloga e cientista do trabalho Dilséa Grebogi, o SASP já estuda, como fruto do Congresso, a implementação de um GT Saúde do Trabalhador.
A pauta principal do Congresso foi a violência no ambiente de trabalho. Dentre elas, destaca-se, prioritariamente, o assédio moral. No entanto, outras formas de violência compõem o que se denomina assédio laboral, que é um termo mais amplo, incluindo, além do assédio moral o assédio sexual e o psicológico, além de outras situações de constrangimento, humilhação e opressão no ambiente de trabalho.
“As situações de agressão física, repreensões constrangedoras, humilhações, divisão injusta de trabalho, jornadas exaustivas, condições de trabalho insalubres e inseguras, calúnias, difamações e injúrias, precarização do trabalho e estratégias de gestão de pessoas baseadas na pressão psicológica, intimidação, ameaças, perseguições, coerção, chantagem, suborno, uso da força ou outro mecanismo de manipulação e controle que obriguem a vítima (a trabalhadora ou o trabalhador) a fazer ou deixar fazer qualquer ação que limite ou iniba sua vontade pessoal”, analisa Dilséa Grebogi.
O Congresso contou com participantes e palestrantes do Brasil, Cuba, Colômbia, Argentina, Perú, Costa Rica, México, Venezuela, Nicarágua, Chile e Equador e envolveu trabalhadores e sindicatos que se uniram em prol de discutir novas maneiras de pensar o mundo do trabalho em busca de soluções e de suporte preventivo para a questão do assédio laboral.
Além disso, o SASP está implementando o GT Saúde do Trabalhador, que terá como referência a luta pelo trabalho decente, digno e igualitário para todas as arquitetas e arquitetos do Estado de São Paulo, lutando contra a precarização e a exploração no ambiente de trabalho.
O próximo Congresso Iberoamericano Sobre Acoso Laboral e Institucional será realizado em Cuba, em 2019.


Comentarios