top of page
Search

SASP inicia processo de catalogação dos documentos históricos da entidade

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • May 25, 2017
  • 1 min read

Ação visa criar um banco de dados para pesquisas e compreender o processo de formação do SASP


O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) está realizando a catalogação de seus documentos históricos para preservar a memória da entidade, criada durante a Ditadura Militar, em 1971.


Segundos os diretores e voluntários envolvidos, o processo inicial buscou identificar os arquivos do SASP e da FENEA (que o Sindicato abriga). Essa primeira fase – de abrir as caixas e identificar esses arquivos – contou com a assessoria técnica do arquivista Antônio José Marques, coordenador do Cedoc/CUT, em uma parceria do SASP com a CUT.


Entre o conteúdo “descoberto” nesse trabalho estão: documentos que narram o inicio da história do Sindicato, livros de registro dos membros da APA (Associação Profissional dos Arquitetos, que deu origem ao SASP), as revista “Arquiteto”, documentos que revelam as áreas que o SASP atuou, principalmente em habitação, concursos que participou, regularização fundiária, planejamento urbano.


A segunda fase, já iniciada, sera a de definir um plano de classificação para os arquivos do SASP. “Queremos fortalecer nossa história e também proteger o arquivo”, afirma Liana Perez, diretora do do Sindicato. “Queremos entender a atuação da instituição na reforma urbana, a luta dos trabalhadores e como foi estruturada nossa organização sindical. Olhar e entender nosso passado pode apontar caminhos para o que o SASP pode ser hoje”.


Segundo a diretora, esse trabalho é fruto da renovação da Diretoria do SASP e o projeto também vai incluir, futuramente, um levantamento de história oral com ex-membros da diretoria.







 
 
 

Comments


bottom of page