top of page
Search

“Um Arquiteto na Paisagem”: SASP exibe documentário e debate o ensino e a atuação social do profiss

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • May 24, 2017
  • 2 min read

Com a presença do arquiteto e documentarista argentino Carlos López, Sindicato

realiza evento nessa terça (dia 30)


O SASP exibe, no dia 30 de maio (terça-feira), às 19h, o documentário “Um Arquiteto na Paisagem” (ARG. 2009), que aborda a vida e o trabalho do arquiteto e paisagista Georges Descombes, que colaborou com artistas de Land Art - arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.

O documentário foi realizado pelo arquiteto argentino Carlos López, que atuou no “Taller Total” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), um espaço que propunha uma forma de ensino pioneira (e também de resistência à Ditadura Militar na Argentina) e vigorou entre os anos de 1970-75.

O Taller se construiu a partir de três princípios fundamentais: a arquitetura é uma área de caráter prioritariamente social; seu ensino deve ter base na análise da sociedade e suas necessidades e sua gestão deve ser democrática e participativa.

No ano de 2015, em memória aos 45 anos do Taller Total, foi organizado o 1º Encontro “La formação universitaria y la dimensión social del professional”, e, no ano seguinte, o segundo encontro. A proposta foi de avançar na reflexão e no debate das experiências experimentadas no Taller, além da recuperação de sua memória.

Após a exibição do filme, o SASP fará o lançamento do livro virtual do segundo encontro "La formação universitaria y la dimensión social del profesional" junto com mesa redonda sobre o “Ensino da Arquitetura e Urbanismo e Sociedade”, contando com a presença de Carlos López, Débora Sanches (Mackenzie/Belas Artes) Sylvia Dobry (FIAM/FAAM) e Caio Boucinhas (FIAM/FAAM), André Blanco (IAT - Instituto Ambiente Total/SASP/UNIP) e Maria Sabina Uribarren (FAUUSP, uma das organizadoras da publicação).

Sobre Carlos López. É fundador e diretor da Revista Faces, sobre arquitetura e arte contemporâneas, editada pela Universidade de Genebra e pela Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça, onde se pós-graduou em urbanismo. Foi estudante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba, porém se graduou em arquitetura e urbanismo na Universidade de Genebra.


O que: Exibição do documentário “Um Arquiteto na Paisagem” (ARG. 2009) + Debate “Ensino da Arquitetura e Urbanismo e Sociedade” + Lançamento do livro “2º Encuentro Internacional: La formación universitaria y la dimensión social del profesional”.

Com quem: Carlos López, Débora Sanches (Mackenzie/Belas Artes) Sylvia Dobry (FIAM/FAAM) e Caio Boucinhas (FIAM/FAAM), André Blanco (IAT-Instituto Ambiente Total/SASP/UNIP) e Maria Sabina Uribarren (FAUUSP/uma das organizadoras da publicação)







 
 
 

Comments


bottom of page