“Queremos que o Sindicato também seja um espaço de formação e reflexão da cidade”, afirma presidente
- sasparqbr
- May 18, 2017
- 2 min read
O SASP completou um ano em sua nova sede, no centro de São Paulo, e, de lá para cá, realizou diversas atividades: palestras, seminários, conferências, cursos, comemorações, reuniões, assembleias de sua categoria e de vários movimentos sociais, ONGs, coletivos e empresas. Nessa entrevista, o presidente do SASP, Maurílio Chiaretti, fala sobre a importância dessas atividades e da utilização desse novo endereço do SASP para a formação e atualização profissional dos arquitetos e urbanistas e convida a todos para participar da construção coletiva desse espaço.
O novo endereço do SASP - com um amplo espaço e auditório - está se construindo como um local que converge vários debates, entidades, empresas e movimentos sociais. Que eventos você pontuaria de destaque e como essa política se relaciona com as funções de um Sindicato?
O atendimento jurídico mais próximo aos arquitetos, os seminários que apresentam diversos pontos de vista sobre a nossa atuação profissional e os cursos de qualificação e aperfeiçoamento são alguns dos destaques da nossa nova sede. Essas atividades se relacionam com a função de um sindicato na medida em que temos mais de 60% dos arquitetos do estado atuando como autônomos ou microempresários e esses profissionais necessitam de apoio ao desenvolvimento de seus negócios, na expansão da arquitetura para o conjunto da sociedade e na formalização de seus contratos e formas de prestação de serviços. Essa é uma sede que busca estruturar melhor o atendimento aos arquitetos em seu cotidiano de trabalho.
Alguns cursos estão sendo promovidos e, pela projeção da entidade, vários outros serão oferecidos no próximo semestre. Qual o projeto do SASP a longo prazo com essas atividades? E a linha de cursos, atende a qual demanda? No contexto econômico e político atual, em que essas formações contribuem?
Os arquitetos devem estar sempre atualizados sobre as diversas áreas que envolvem a sua atuação profissional. São informações que mudam diariamente, desde as novidades tecnológicas e de normas técnicas, passando pelas tributárias e jurídicas, e chegando até na necessária compreensão do nosso mercado de trabalho, a sua situação atual e os seus prognósticos. Por isso os cursos são algumas das demandas permanentes dos arquitetos e o SASP, buscando facilitar o acesso à informação e à atualização profissional, vem atuando na construção de um departamento específico para cursos, oficinas e seminários voltados aos arquitetos. Sem sombra de dúvidas, essas informações contribuem muito para superarmos as dificuldades impostas pelo contexto político e econômico que estamos passando e outros que ainda virão. Queremos que o sindicato também seja um espaço de formação e reflexão da cidade.
Os arquitetos podem contribuir com a construção desse espaço de atividades e cursos de quais formas?
Podem sim contribuir e, inclusive, participar da construção de nossas atividades e cursos. Os arquitetos podem enviar sugestões de atividades e cursos no e-mail comunicacao@sasp.arq.br e, caso necessário, agendar uma reunião com nossa diretoria e funcionários, debatendo juntos ideias e caminhos para sua implementação. Os associados também podem ministrar cursos, basta enviar para nós sua sugestão com programação, custos e carga horária.

Comments