SASP/SEBRAE-SP: Confira a pesquisa sobre empreendedorismo em arquitetura e urbanismo
- sasparqbr
- Feb 22, 2017
- 3 min read
Dados serão utilizados para formular cursos de desenvolvimento profissional voltados, principalmente, aos os jovens arquitetos, autônomos e pequenos empresários
O SASP realizou em janeiro uma pesquisa com arquitetos e urbanistas sobre empreendedorismo na profissão. A ação, que visa recolher dados para conhecer melhor as necessidades da categoria, faz parte de uma parceria que está sendo construída com o SEBRAE-SP para oferecer cursos especializados em gestão de negócios aos associados ao Sindicato.
Essa parceria tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional e ampliar os conhecimentos na prestação de serviços de arquitetura e urbanismo, voltada principalmente para os jovens arquitetos, autônomos e pequenos empresários.
“O Sindicato se empenha nesse projeto pois o mercado de trabalho exige da categoria conhecimentos básicos em vendas, contabilidade, formação de preços, gestão de pessoas e de clientes que, na sua maioria, não são oferecidos na graduação e fazem falta no dia-a-dia profissional”, destaca o presidente do SASP, Maurílio Chiaretti.
Resultados parciais da pesquisa
Público
Dos 47.000 e-mails enviados, a pesquisa contou com o retorno de 770 profissionais (16%). De acordo com institutos e empresas de pesquisas online, essa média de participação é considera alta comparada a outras pesquisas na área.
O público que mais participou foi o feminino: 67,6%. A maioria dos entrevistados só possui graduação (59,4%) e 10,9% dos profissionais não atuam com arquitetura e urbanismo. A maioria trabalha como autônomo ou empresário (54,6%) e 15,1% está desempregado ou atua como prestador de serviços informal.
Negócios
Dos donos de negócios próprios, somente 16,1% possuem empregados. A maior parte dos negócios possuem mais de 10 anos de existência e faturamento bruto anual de até 60 mil. Quando perguntados sobre o exercício de outras atividades, a maioria informou ser prestador de serviços informal (34,7%).
Formação
Em relação ao SEBRAE-SP, 80,2% não utilizou seus serviços último ano. Grande parte dos donos de negócios afirma necessitar de informações sobre Marketing, Administração, Contabilidade, Empreendedorismo e Formação. Sobre a linha de serviços, 44% dos negócios estão concentrados em poucos serviços, 31,7% não soube responder e 16,5% se concentra em um único serviço.
Vendas
Sobre preços e condições de comercialização, 28,3% dos donos de negócios cobram abaixo da concorrência. No entanto, 62,8% dos negócios não fazem pesquisa regular de preço e 60,8% dos escritórios não possuem política comercial. Sobre como o escritório define o preço de venda, 25,9% não possuem regras claras para isso, sendo que 31% define seus preços de acordo com uma média de mercado. Sobre os canais de venda, 87% dos escritórios vendem diretamente aos clientes seguido pela venda por internet, com 19,3%. Além disso, 50,5% dos escritórios afirmam aplicar descontos de forma aleatória.
Atuação
A maior parte dos escritórios atuam em escala regional (38%), seguido da local (34,1%). 27,7% dos escritórios não praticam nenhum tipo de gestão de vendas e 74,1% admite ter uma estrutura de vendas inadequada. 76,4% dos escritórios não fazem nenhum tipo de propaganda e, dos que fazem, 35,4% dos escritórios não possuem cadastro de clientes. 44,4% dos escritórios não sabem calcular a margem de lucro de seus serviços, 41,9% das empresas controlam despesas por planilhas e 32,8% não possui nenhum tipo de controle de despejas fixas e variáveis. 57,3% dos escritórios não possuem fluxo de caixa e 51,1% das contas bancárias dos arquitetos são as mesmas de seus escritórios.
Utilização da pesquisa
O SASP e o SEBRAE-SP utilizaram os resultados das pesquisas para formular cursos voltados aos arquitetos e urbanistas. Além disso, em breve, divulgará em seu mailing, site, redes sociais e para os participantes da pesquisa os resultados completos.
Comments