top of page
Search

Cineclube Vladimir Herzog exibe filme inédito em São Paulo sobre ocupação ilegal de Guantánamo

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Feb 7, 2017
  • 2 min read

Evento, promovido pelo SASP e pelo Sindicato dos Jornalistas, contou com a presença da Consul Geral cubana que denunciou violação ilegal do território cubano pelo EUA há mais de 100 anos


O Cineclube Vladimir Herzog, uma iniciativa do SASP com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, exibiu no dia 31 de janeiro o documentário “Todo Guantánamo é Nosso” (2016), do cineasta colombiano Hernando Calvo Ospina, sobre a invasão ilegal dos Estados Unidos ao território cubano, que acontece desde 1903.


O filme, inédito na capital paulista, contou com a presença da Consul Geral de Cuba, Nélida Hernández Carmona, do cônsul de Imprensa para a região Sul e Sudeste do Brasil, Antônio Matas Salas e da coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba, Cármen Diniz.

“Guantánamo ficou muito conhecida por sua prisão. Entretanto, dezenas de anos antes de sua criação, os Estados Unidos já ocupam o território cubano ilegalmente, como se fosse de seu próprio país”, afirmou a Consul Geral de Cuba, Nélida Hernández Carmona.

Nélida afirmou que a invasão ilegal é um dos principais pontos de regularização, necessários para a normalização de relações com o país caribenho. “Temos que explicar que o contrato que eles impuseram para a construção da base tinha uma vigência que venceu, portanto, não está mais em vigor. Cuba decidiu não entrar em conflito, pois obrigá-los a sair poderia trazer guerra ao país. Algo que eles já estavam tentando conseguir para ocupar totalmente nosso território”, continuou ela.

O documentário conta com depoimentos da população local que narra as implicações de se viver em um território ocupado. “É muito importante que a população de lá possa ser ouvida. Ninguém melhor do que eles para explicar o sentimento de quem convive com as tropas”, disse Nélida.


Logo após a exibição, o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba disponibilizou o filme no YouTube, para divulgação e maior alcance possível. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ciByYHRwxx4









 
 
 

Comments


bottom of page