top of page
Search

Cineclube Vladimir Herzog exibe documentário sobre as Jornadas de Junho

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Nov 28, 2016
  • 3 min read

Com presença do cineasta João Wainer, sessão também debaterá as consequências das manifestações de 2013 para o cenário político brasileiro


O Cineclube Vladimir Herzog exibe nessa terça-feira (dia 29 de novembro), às 19h, “Junho – O mês que abalou o abalou o Brasil” (2014), do cineasta João Wainer, documentário sobre que mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013.




Primeiro longa-metragem produzido pela Folha, o documentário mostra como as manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo, em junho de 2013, ganharam dimensão nacional e atingiram centenas de cidades. O movimento levou mais de um milhão de pessoas às ruas e se transformou em uma revolta generalizada contra a corrupção, a falta de serviços públicos e o excesso de gastos com o Mundial de Futebol.

Após a exibição do filme, será realizada um debate, com o cineasta João Wainer, sobre como as manifestações de 2013 alteraram o contexto político brasileiro e seu legado nos dias de hoje.

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar umnespaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como O Homem que Virou Suco (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.


Sobre o cineasta:

João Wainer (São Paulo, SP, 1976), iniciou sua carreira fotográfica aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Trabalhou por dois anos como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson antes de ingressar na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo, em 1996. Em 2010 assume a direção da TV Folha, departamento de vídeo do jornal Folha de S.Paulo e dirige programa de mesmo nome na TV Cultura. Em 2013 vence o Prêmio Esso na categoria Telejornalismo pela cobertura dos protestos de junho de 2013. Dirigiu os documentários “JUNHO – O mês que abalou o Brasil” e “PIXO” sobre o fenômeno da pixação em São Paulo. Possui também uma carreira independente, colaborando com diversas publicações como Trip, Marie Claire, Bravo!, Rolling Stone e em capas de livros, CDs e DVDs para artistas como Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil. Como diretor de fotografia para cinema atuou nos documentários Xpress (2009, MTV internacional / UNICEF) e na série Chico Buarque(2006/2007, TV Bandeirantes / Multishow). Recebeu o Prêmio Folha de Edição em 2008 e 2011. Foi vencedor do Prêmio Don Quixote de La Perifa por dois anos consecutivos (2007/2008, Cooperifa, São Paulo. Em 2003 participou da publicação Aqui Dentro: Páginas de uma Memória – Carandiru(Imprensa Oficial). No ano de 2008 entrou para a coleção Pirelli/MASP de fotografias. Em 2007 publicou seu livro Últimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty (Terra Virgem). Realizou as individuais Alfabetização Solidária nos Confins do País, 1999, FIESP, Brasil e Retratos de Campanha, 2002, Espaço Paul Mitchel, São Paulo, Brasil. Entre suas participações em mostras coletivas pode-se destacar: Né Dans La Rue: Grafitti, 2009, Fundação Cartier, Paris, França; Habite-se, 2009, Galeria Olido, São Paulo, Brasil; PHOTOQUAI: Biennale des Images du Monde, 2007, Museu Quay Branly, Paris, França e Marginália, 2006, Reencontre d’Arles, França.



O que: Exibição do filme ““Junho – O mês que abalou o abalou o Brasil” (João Wainer, 2014) + Debate sobre as Jornadas de Junho

Com quem: João Wainer, diretor do documentário.

Quando: 29 de novembro (terça-feira), às 19h.

Onde: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (11) 3217-6299


Exibição gratuita.

 
 
 

Comments


bottom of page