top of page
Search

Esforços coletivos resultam em vitórias coletivas: saiba o que o SASP está promovendo com os recurso

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Nov 7, 2016
  • 4 min read

Defender os trabalhadores, valorizar e promover a Arquitetura e o Urbanismo, além de manter uma estrutura para realizar um atendimento dinâmico e profissional ao arquiteto e urbanista, são algumas das ações do SASP. Confira mais aqui.


Para ter um Sindicato que lute pela valorização dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo é preciso criar e manter uma estrutura organizada e profissional de trabalho, sempre com o compromisso de defender os direitos e interesses de arquitetas, arquitetos e urbanistas. E é para isso que serve a CSU.

O SASP conta com 38 diretores, 8 funcionários e 12 prestadores de serviço que se dedicam diariamente às demandas da categoria. Além disso, promove cursos, palestras, seminários e atendimento técnico e jurídico aos arquitetos e arquitetas, seja em suas sedes físicas ou em parceria com outras entidades nas representações regionais.


Outra linha de atuação do SASP é a promoção de defesa e valorização da arquitetura e do urbanismo por meio de representações em Conselhos Municipais em diversos assuntos (como habitação, urbanismo, patrimônio histórico, cultura e meio ambiente), no fomento de assessorias e assistências técnicas, em ações judiciais ou denúncias ao Ministério e Defensoria Pública (especialmente referente à aplicação de Planos Diretores) e em campanhas salariais aos empregados dos setores público e privado (como CDHU, EMTU, PMSP e SINAENCO).


Fortalecer o Sindicato é fortalecer nossa profissão. Veja aqui mais atividades e ações realizadas pelo SASP:


Sede nova

Desde abril desse ano, o SASP conta com nova sede, localizada no centro de São Paulo, próxima ao metrô República, oferecendo diversos serviços para à categoria, como espaços para palestras, escritórios compartilhados, endereçamento fiscal e comercial para autônomos e auditório. A mudança foi pensada para expandir a atuação do SASP em duas frentes: oferecer melhor infraestrutura para a categoria e fortalecer as conexões políticas do Sindicato com outras entidades ligadas à arquitetura e à construção civil.


Sub-regionais

O SASP mantém três sedes físicas no estado (nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto) e outras sete representações regionais (Baixada Santista, Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos e Presidente Prudente), que atuam diretamente nas questões locais e são o canal de acesso dos profissionais ao Sindicato.


Eventos:

O Sindicato promove, periodicamente, eventos para debater temas atuais e de interesse dos arquitetos, arquitetas e urbanistas. Um exemplo disso são os Encontros Estaduais e Regionais que trouxeram importantes problematizações das políticas urbanas implantadas nas cidades brasileiras e, na última edição, levou grande público à Praça das Artes; as Oficinas de assistência técnica com a PEABIRU, realizadas em várias cidades do estado e que serviu de incentivo à criação de ATHIS nessas localidades, os debates do Ciclo de Debates Urbanos e do GT Mulheres e a participação de diretores e diretoras em Semanas de Arquitetura, sempre destacando a importância da articulação das instituições de arquitetura e urbanismo e dos trabalhadores para construir cidades mais justas e democráticas.


Assessoria jurídica:

O SASP também oferece assessoria na elaboração e preenchimento de contratos com seus clientes, na cobrança de clientes inadimplentes após o encerramento dos trabalhos e na realização de palestras e plantões sobre assuntos jurídicos atuais pertinentes aos autônomos.


Assessoria contábil:

O Sindicato oferece plantão contábil para tirar dúvidas dos profissionais quanto ao preenchimento das notas fiscais/faturas, preenchimento de imposto de renda e outros correlatos, bem como na realização de palestras sobre assuntos contábeis atuais pertinentes aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Além de uma tabela mais econômica para os serviços contábeis aos associados, SASP também auxilia os autônomos na elaboração de propostas de serviços, orçamentos e cálculo de honorários.


Convênios ao associado:

O SASP possui diversos convênios com empresas desde educacional, gráfica, médica, lazer etc., que garantem até 50% de desconto para os associados. Agora, estamos expandindo esses convênios com o projeto “1000 Vantagens”. Em breve mais informações sobre a iniciativa.


Promoção de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social:

Como forma de ampliar o campo de atuação dos arquitetos-urbanistas para as populações de baixa renda, o SASP desenvolve uma série de ações de fomento e promoção de Assistência Técnica à habitação de interesse social. As ações vão desde a realização de reuniões com Prefeituras e órgãos públicos, de oficinas, seminários e debates sobre o tema, a aproximação dos movimentos sociais de luta por moradia, o apoio a projetos de extensão universitária, a criação de Grupos de Trabalho e de coletivos de arquitetos com base no cooperativismo e na economia solidária. Com esse projeto, a SASP possibilita ao autônomo conhecer novos campos de atuação profissional, com compromisso social e participante da luta pelo direito à cidade e à moradia digna.


Colmeia

A nova rede social do SASP, a Colmeia, que promete dar um grande salto no atendimento do SASP à sua categoria e possibilitar uma articulação segmentada em rede. Por meio de seus perfis profissionais, a população em geral e empresas terão acesso fácil aos arquitetos por meio de uma plataforma que ajudará a encontrar os serviços oferecidos pela categoria. Além disso, facilita o atendimento online e uma comunicação interativa com a categoria.


Ações em defesa da categoria:

O SASP tem como norte de trabalho a defesa intransigente dos trabalhadores e trabalhadoras e também da Arquitetura e do Urbanismo. Nesse mês, por exemplo, protocolou no Ministério Público Federal um documento que pede a adoção de providências para que entes públicos cumpram as atribuições exclusivas dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo (Resolução 51); também denunciou, em 2015, o processo de definição da localização e das condições da estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4 (Amarela) do metrô de São Paulo e promoveu também uma ação no Ministério Público denunciando as várias irregularidades do Plano Diretor de Bertioga, em 2014, além de ter colaborado com a denúncia sobre vícios no processo participativo do Plano Diretor de Vinhedo.



Campanha para o arquiteto autônomo do SASP.


 
 
 

Comments


bottom of page