top of page

O que o SASP está realizando com os recursos da CSU?

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Sep 20, 2016
  • 2 min read

Com os recursos da CSU o SASP mantém três sedes físicas no estado (nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto) e outras sete representações regionais (Baixada Santista, Vale do Paraíba, Grande São Paulo, Bauru, São José do Rio Preto, Barretos e Presidente Prudente). Temos ao todo 38 diretores, 8 funcionários e 12 prestadores de serviço que se dedicam diariamente às demandas da categoria.


O SASP promove cursos, palestras, seminários e atendimento técnico e jurídico aos arquitetos em suas sedes físicas e em parceria com outras entidades nas representações regionais.


O SASP também promove ações de defesa e valorização da arquitetura e do urbanismo através das representações em Conselhos Municipais em diversos assuntos (como habitação, urbanismo, patrimônio histórico, cultura e meio ambiente), em ações judiciais ou denúncias ao Ministério e Defensoria Pública (especialmente referente à aplicação de Planos Diretores) e em campanhas salariais aos empregados dos setores público e privado (como CDHU, EMTU, PMSP e SINAENCO).


Desde 2014, o SASP vem notificando as 100 maiores prefeituras do estado e questionando as condições de trabalho dos (as) arquitetos (as) e urbanistas municipais, bem como a sua relação com a aplicação da política urbana local, as atribuições exclusivas da profissão (Resolução 51 do CAU/BR) e a necessária desburocratização dos processos de aprovação de projetos.

Além disso, o Sindicato cresceu bastante em prol do desenvolvimento profissional de jovens profissionais, autônomos e empresários individuais:

  • Oferecendo espaços de trabalho, atendimento a clientes e endereçamento comercial e fiscal em suas sedes;

  • Ajudando na elaboração de propostas de serviços e orçamentos;

  • Tirando dúvidas técnicas, jurídicas e contábeis; e

  • Criando canais mais acessíveis para divulgação dos perfis profissionais dos associados, para uma comunicação mais interativa entre a categoria e para a prestação de serviços on-line do Sindicato, por meio da rede COLMEIA.

O SASP também começou a implantar uma Incubadora de Assessorias Técnicas às comunidades carentes, com início de atividades prevista para janeiro de 2017, que além de ampliar nosso campo de atuação profissional nos ajuda a fazer cumprir o papel social da arquitetura e do urbanismo.


Ajude o SASP a continuar lutando pelos seus direitos. Se você já conheceu um pouco do que o SASP já fez pela categoria, contribua!



 
 
 

Comments


bottom of page