SASP inaugura sua nova sede
- sasparqbr
- May 4, 2016
- 2 min read
Com endereço na rua Araújo, 216, Sindicato oferece melhor infraestrutura para arquitetos e urbanistas. Confira aqui como foi a festa de inauguração
A nova sede do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) está pronta e já oferece diversos serviços para a categoria, como espaços para palestras, escritórios compartilhados e auditório. A inauguração oficial aconteceu sexta-feira (29/04) e contou com a presença de diversas entidades e movimentos sociais.
“Buscamos um sindicato que esteja à frente para galgar mais benefícios para a categoria”, disse Maurílio Chiaretti, presidente do SASP. “Estamos numa região central da cidade e acreditamos que isso vai ajudar em uma comunicação mais direta com a população, em uma maior abertura com os movimentos sociais e um trabalho mais dinâmico com a categoria. Assim, daremos a dimensão necessária da arquitetura e do urbanismo para população”.
Nabil Bonduki, secretário de cultura do município de São Paulo, foi presidente do SASP nos anos 80 e comentou a emoção de estar, novamente, em uma inauguração de sede do Sindicato. “Há 28 anos nos mudamos para a Vila dos Ingleses, na região da Luz, que experimentava um processo de abandono. A sede lá cumpriu seu papel e, agora, estar em um espaço urbano voltado para sociabilidade e para atividades culturais vai aproximar a relação do sindicato com outras entidades”, destacou Bonduki.
O ex-presidente do SASP também analisou a conjuntura política atual e a necessidade de fortalecer as entidades dos arquitetos e urbanistas. “Naquela época estávamos em um processo de debate da Constituinte e de crescimento da democracia. Hoje nós estamos em um momento contrário e, por isso, entidades como o SASP, o IAB e o CAU são muito importantes para fortalecer uma nova agenda para o país”.
“Parabenizamos o SASP por essa nova sede e pelas suas iniciativas com relação à cidade, o que mobiliza muito mais a categoria, principalmente nesse momento político que estamos vivendo”, afirmou a diretora regional da FENEA, Daniela Fajer.
José Armênio de Brito Cruz, presidente do IAB/SP, também cumprimentou o Sindicato pela nova sede e pela escolha de um edifício emblemático da cidade, projetado pelo arquiteto Oswaldo Bratke. “Foi-se o tempo em que cada um ficava do seu lado. Nossas entidades têm o dever de construir uma ação política conjunta. Temos um papel muito importante de construção institucional da profissão”.
“O sindicato está em um espaço excelente, que oferece auditório e escritórios compartilhados para os profissionais da categoria. E, de fato, como muitos falaram aqui hoje, é momento de nos unirmos”, afirmou Afonso Celso Bueno Monteiro, ex-presidente do CAU/SP. E concluiu: “nós somos muito poucos para estarmos separados. E o SASP reúne todas as condições para proteger o profissional e colocar o arquiteto no lugar de onde ele nunca deveria ter saído”.
Nessa inauguração também foi lançada uma nova plataforma, chamada ZONA, que discutirá temas urbanos contemporâneos e que reúne arquitetos, urbanistas, designer e jornalista. A plataforma já conta com página nas redes sociais e, em breve, lançará seu site.



.
Comments