SASP participa de refundação do histórico cineclube Vladimir Herzog
- sasparqbr
- Nov 10, 2015
- 2 min read
Após 30 anos inativo, arquitetos, jornalistas e cineclubista retomam o cineclube que teve importante papel de resistência à Ditadura Militar
No dia 24 de novembro de 2015, às 19h, depois de 30 anos desativado, o Cineclube Vladimir Herzog volta a exibir filmes históricos. O local será no auditório que leva o nome do jornalista, assassinado pela ditadura militar em 1975, que fica no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
O filme escolhido para essa reinauguração será “Vlado-30 Anos Depois”, de João Batista de Andrade, documentário que retrata a vida de Herzog. A segunda sessão, que será realizada no dia 8 de dezembro, trará um documentário sobre Carlos Marighela.
Nas telas passarão a realidade brasileira. Nos debates após os filmes, essa realidade será discutida, criticada e tomada como ponto de partida para ações concretas em defesa do Estado de Direito e do Estado Democrático.
“Iremos fazer desse cineclube um centro fomentador de ideias e ações, abertos para todos coletivos, grupos e movimentos sociais”, afirma Maurilio Chiaretti, presidente do SASP. “O Cineclube Vladimir Herzog tem um histórico de lutar pela democracia e contra as violações dos direitos humanos. E continuaremos com essa luta, construindo um espaço plural e democrático”.
O Cineclube Vladimir Herzog teve um papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório do Sindicato dos Jornalistas.
As projeções ocorrerão todas as terças-feiras, exceto em feriados. O auditório Vladimir Herzog fica na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na rua Rêgo Freitas, 530, sobreloja - República, São Paulo. Contato: (11) 3217-6299.
Com informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Comentarios