top of page
Search

Confira as atividades que acontecem paralelamente ao Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas!

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Nov 10, 2015
  • 4 min read

Durante evento, SASP promove diversas atividades pela cidade, discutindo a necessidade de organização dos arquitetos e urbanistas para ajudar na resolução da crise urbana

O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) organiza o Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas de 2015, com o tema “Crise urbana e a organização dos arquitetos e urbanistas”, e promove várias atividades pela cidade.


Haverá exibição de filmes, debates em praça pública, visitas à mutirões de moradia e assessoria jurídica para os profissionais. Realizado entre os dias 10 e 14, o evento também reunirá pensadores de várias áreas: são arquitetos, urbanistas, sociólogos, lideranças políticas, movimentos sociais e militantes para discutir a crise urbana e como a população, junto com os arquitetos e urbanistas, podem se organizar para propor alternativas ao nosso modelo de cidade.


O Encontro conta com o patrocínio do CAU/SP e apoio da Secretaria de Cultura, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).


VISITAS - Inscreva-se em uma das visitas técnicas que acontecerão entre os dias 11 e 12 de novembro. Cada visita terá apenas 20 vagas. Inscreva-se!!!

Assessoria técnica Peabiru conduz visita ao Mutirão Recanto da Felicidade, empreendimento habitacional gerido pela UMM - Associação dos Trabalhadores Sem Terra da Zona Oeste.

Quando: Quarta-feira (dia 11/11)

Horário: 10h30 (saída da sede do SASP).

Sobre: O Mutirão Recanto da Felicidade existe enquanto promessa e realidade a partir da assinatura do seu Convênio junto à Cohab-SP, em 1999. Desde então está sempre em obras - com e sem recursos -, com seu canteiro ativo e trabalho das famílias mutirantes nos finais de semana. O projeto foi dividido em duas áreas distintas. Uma delas abriga dois edifícios de cinco andares com 20 apartamento cada um, ocupados desde 2008. Os outros 120 apartamentos se dividem em três edifícios de 10 andares com elevador ainda em execução. A situação atual é de execução das infraestruturas elétricas, hidráulicas, de incêndio, para-raios e gás. O objetivo é que tenhamos até o fim do ano as ligações definitivas junto às concessionárias para a liberação da ocupação de 120 famílias.

Assessoria técnica USINA conduz visita ao Mutirão Paulo Freire, na Cidade Tiradentes

Quando: Quinta-feira (dia 12/11)

Horário: 10h30 (saída da sede do SASP).

Sobre: Depois de um longo e árduo processo – que incluiu manifestações, ocupações e diversas rodadas de negociação com a Prefeitura de São Paulo –, em 1999 finalmente, desde o fim da gestão Luiza Erundina (1989-1992), um grupo de moradia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 (MST Leste 1) – vinculado à União dos Movimentos de Moradia (UMM) –, conquistou um lote para produzir habitações em sistema de mutirão.Este grupo reunia famílias de 14 grupos de origem (organizações de base do movimento) organizados em diversos bairros da Zona Leste de São Paulo. Fundado em 1998, o grupo adotou o nome de Associação de Construção Comunitária Paulo Freire, em homenagem ao grande educador popular.

Mais informacoes: http://www.usina-ctah.org.br/paulofreire.html

Visita à Ocupação Mauá

Quando: Quinta-feira (12).

Horário: 14h00 (saída da sede do SASP).

Sobre: Localizada na área central da cidade de São Paulo, a Ocupação Mauá ocorre desde 25 de março de 2007, e conta hoje com os movimentos MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro), ASTC (Associação Sem-Teto do Centro) e MMRC (Movimento de Moradia da Região Central). Hoje, segundo os coordenadores, são 237 famílias morando no edifício, o que totaliza cerca de 1000 pessoas. A ocupação possui um coordenador geral, coordenadores de manutenção, de portaria e de limpeza. Cada andar também (são 6) conta com um coordenador. Há assembleias gerais (mensais), de cada movimento e de coordenação, que são menores e envolvem menos pessoas.

Assessoria técnica Ambiente conduz visita ao Empreendimento Habitacional Florestan Fernandes

Quando: Quinta-feira (12).

Horário: 10h30 (saída da sede do SASP).

Sobre: O Condomínio Florestan Fernandes é projeto de habitação de interesse social realizado pela assessoria técnica Ambiente Arquitetura em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 - UMM. Localizado em Cidade Tiradentes, o empreendimento é financiado pelo programa federal “Minha Casa, Minha Vida – Entidades”, sendo o projeto aprovado em 2012 e as obras iniciadas em 2013. O projeto multifamiliar conta com 396 unidades habitacionais e até o momento 60% da obra está concluída."

ATIVIDADES PARALELAS

Caminhada noturna pelo Centro de São Paulo

Quando: Quinta-feira (dia 12).

Horário: 20h (saída da escadaria do Teatro Municipal).

Sobre: A ideia de realizar uma Caminhada Noturna pelo Centro de São Paulo, surgiu em setembro de 2005. Originalmente, conforme planejada e idealizada a caminhada seria realizada durante o dia. Nesta época, um grupo de pessoas da comunidade da Rua Barão de Itapetininga e entorno, se reunia – o que ainda acontece ­ semanalmente, para debater sobre problemas da localidade; as possíveis soluções; viabilidades, e encaminhamentos político­administrativos. Numa destas reuniões, surgiu a ideia de criar um passeio noturno pelo Centro, como já se fazia em Barcelona. A partir de 2006, pensando na sua continuidade, foram contratados guias de turismo credenciados, ajudando a garantir e promover ainda mais o evento, que hoje é um dos ícones paulistanos.



Coletivo ARRUA promove debate com Rita Maestre (Podemos da Espanha).

Quando: Quinta-feira (dia 12).

Horário: 19h (na Praça Roosevelt).

Sobre: Debate tratará sobre as experimentações políticas recentes na Espanha iniciadas com o Movimento 15M ocupando massivamente praças públicas de Madrid e discutirá formas de habitar a cidade e de fazer política numa cidade, a partir da ideia de “uma cidade em comum”.

Cineclube Vladmir Herzog exibe o filme “À margem do concreto”.

Quando: Sábado (dia 14).

Horário: 19h (Praça das Artes)

Sobre: Dirigido por Evaldo Mocarzel, o documentário relata a vida e o drama dos Sem-Tetos em busca de uma moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha também vários representantes empenhados em conquistar uma localidade, para que o grupo menos favorecido possa ter seu então sonhado lar.

Relançamento do livro “São Paulo – 200 anos atrás”

Quando: Sexta-feira (dia 13).

Horário: 13h (Praça das Artes).

Sobre: “São Paulo – 200 anos atrás”, escrito por Edison Oliveira Vianna Junior e Manoel de Barros Cavalcante Filho, traz imagens de aquarelas datadas do fim de 1817 e início de 1818 feitas por Thoma Ender, pintor austríaco que esteve no Brasil para documentar o Rio de Janeiro e São Paulo. As imagens contam a história da fundação da cidade e dão detalhes de como era o centro da cidade há cerca de 200 anos.

 
 
 

Comments


bottom of page