SASP promove quarto encontro do Grupo de Trabalho – Questão de Gênero
- sasparqbr
- Jun 10, 2015
- 2 min read
Arquitetas debateram a realização de palestras para abordar como tema a discriminação das mulheres na profissão
O SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) realizou no dia 1º de junho o quarto encontro do Grupo de Trabalho – Questão de Gênero, desta vez na sede da entidade, no bairro de Santa Ifigênia, região central de São Paulo. Na reunião, as participantes definiram que a entidade fará uma palestra com a arquiteta Terezinha de Oliveira Gonzaga. A profissional atua principalmente nas áreas de direitos humanos, direitos das mulheres e questão de gênero.
A arquiteta aceitou participar do evento, organizado pelo grupo. Inicialmente, a palestra deverá acontecer no dia 2 de julho. Para definir a data, o sindicato ainda depende da confirmação do local onde acontecerá a palestra. Três locais são cogitados para sediar o evento: o auditório do Mackenzie, da Escola da Cidade ou da FMU.
Outro tema em debate foi a organização de uma reunião do grupo na regional do SASP em Campinas, no dia 8 de agosto. Na mesma data, também será promovida uma nova palestra que abordará o tema questão de gênero.
Ainda nesse encontro, as arquitetas retomaram o debate sobre a importância de buscar informações e profissionais habilitados que deem um suporte eficaz para as situações mais críticas de abuso contra a mulher. Com essa iniciativa, o SASP pretende direcionar esses casos para um órgão competente. Em meio a essas discussões, surgiram sugestões de leituras, como o “Guia Básico de Emancipação Feminina”, do Partido Comunista.

Também na reunião, as participantes do GT avaliaram a possibilidade de se fazer uma campanha com o uso de panfletos como forma de estimular uma reflexão sobre a discriminação de gênero no tocante à Arquitetura. Outro objetivo é estimular as profissionais darem seus depoimentos.
Para o próximo meme de convite referente ao novo encontro, as presentes analisaram a possibilidade de trabalhar como tema o fato dos homens receberem funções mais criativas na profissão e as mulheres ganharem atribuições mais “mecânicas” e administrativas.
Ainda referente ao meme de convite, as arquitetas definiram um padrão para o formato de apresentação. Com isso, é possível e ajustar, podendo se ajustar ao tamanho da charge. Para fechar a reunião, as profissionais presentes debateram alguns pontos do texto “Mulher, cidade e Arquitetura: Territórios a serem conquistados”, de Terezinha Gonzaga.
Outros encaminhamentos
As componentes do grupo decidiram ainda vão convidar movimentos sociais e outros sindicatos que atuam com pautas relacionadas ao tema “A relação da mulher na Arquitetura e com a cidade” para participarem dos eventos do SASP. A próxima reunião será no dia 6 de julho, na Escola da Cidade.
O GT – Questão de Gênero foi criado pelo SASP no fim de outubro de 2014 dentro do Encontro Estadual de Arquitetos com o objetivo de desenvolver propostas para melhorar as condições da profissão em sua respectiva área de atuação. Além da questão de gênero, também foram implantadas as comissões do serviço público, do autônomo e dos professores.

Comments