Convênio do SASP com CIEE vai ampliar atendimento aos estudantes de Arquitetura para vagas de estági
- sasparqbr
- Jun 4, 2015
- 3 min read
Parceria visa oferecer mais oportunidades aos estudantes e melhorar a
qualidade da mão-de-obra no setor por meio do contato com a profissão
O SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) pretendem ampliar o atendimento aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, com o incremento da captação de vagas de estágio para esse público junto às empresas e escritórios do segmento. Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, as entidades firmaram parceria com esse fim. A meta a partir de agora será aumentar o número de alunos cadastrados. Atualmente, o centro conta com 60 vagas disponíveis e 14.983 universitários do setor inscritos em 124 instituições de ensino espalhadas pelo estado.
A iniciativa vista também melhorar cada vez mais a qualidade da mão-de-obra no setor através da qualificação, ao facilitar o acesso ao primeiro contato com a profissão. Paralelamente, o CIEE oferecerá outros cursos gratuitos de capacitação aos estudantes, com intuito de prepará-los para o concorrido mercado de trabalho.
“Será uma forma de garantir a qualificação necessária para mais tarde esses alunos serem excelentes profissionais. Por esse motivo, fechamos esse trabalho com o CIEE que é uma referência em estágio nas universidades e nos cursos técnicos”, avalia Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP.
O dirigente ressalta ainda que o estágio é necessário na Arquitetura porque os conhecimentos prático e empírico são essenciais. Para ele, esse tipo de vivência auxilia na melhoria da qualidade dos futuros profissionais.
Com o convênio fechado, a parceria vai funcionar da seguinte maneira: o SASP oferecerá o acesso aos interessados que quiserem fazer suas inscrições às vagas disponíveis no CIEE. O cadastro poderá ser efetuado pela internet, em ferramentas que o sindicato colocará à disposição em seu site. Além disso, funcionários do SASP passarão por um treinamento para prestar atendimento aos estudantes, na sede do sindicato, na capital, e nas suas duas regionais em Campinas e Ribeirão Preto. Eles vão esclarecer dúvidas e farão as inscrições dos estudantes que comparecerem nesses locais.
Ao CIEE caberá a responsabilidade de oferecer as vagas e captar novas oportunidades de estágio nas empresas e prestadoras de serviço do segmento. O centro também acompanhará o estagiário nos locais de trabalho para saber se a legislação sobre o estágio vigente é devidamente cumprido.
“Nossa atuação é muito forte, principalmente para divulgar e proliferar a cultura de se ter um estagiário junto às empresas e no Poder Público. E agora faremos isso também na Arquitetura”, promete Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento às Empresas no Estado do CIEE.
Valorização da profissão
A parceria do SASP com o CIEE é apenas uma das ações adotadas pelo sindicato, dentro do trabalho de valorizar a profissão no estado de São Paulo. Nesse caso, a entidade quer garantir uma melhor qualificação da mão de obra durante a fase de estágio. “Assim é uma forma de garantir um profissional melhor preparado para o dia a dia da nossa profissão”, analisa Maurilio.
Ainda dentro desse trabalho com os estudantes, o SASP desenvolve o projeto de Assistência Técnica com os universitários de Arquitetura em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Esses alunos assistem às aulas públicas organizadas pelo sindicato dentro desse projeto, que visa dar assessoria gratuita aos moradores de baixa renda do município, a fim de garantir a formalização, o bom uso e aproveitamento racional de suas moradias.
Os estudantes participam de aulas públicas em que aprendem mais sobre a importância do desenvolvimento urbano, habitacional e da reforma urbana em áreas carentes. Outro objetivo é mostrar como o trabalho técnico nas periferias e voltados para baixa renda é pouco explorado na Arquitetura.

Comments