top of page
Search

SASP realiza terceiro encontro do Grupo de Trabalho – Questão de Gênero

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • May 13, 2015
  • 2 min read

Arquitetas que participaram da reunião voltaram a debater formas

de combater a discriminação das mulheres dentro da categoria



O SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) organizou no dia 4 de maio o terceiro encontro do Grupo de Trabalho – Questão de Gênero, desta vez na FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), no Butantã, região Oeste de São Paulo. As arquitetas que participaram da ocasião voltaram a discutir formas de erradicar situações de opressão e de discriminação das mulheres dentro da categoria. A necessidade de inserir questões envolvendo transexuais, homossexuais e negras dentro desse contexto também foi debatida na reunião.


Outro tema em debate foi a possibilidade de o SASP ter um espaço especializado para atender as denúncias de abusos e discriminação contra a mulher. Para viabilizar esse projeto, o grupo irá conhecer outros locais onde essa atividade já é desenvolvida e entrar em contato com profissionais das áreas de Direito e Psicologia, como forma de obter mais informações sobre o assunto.


Ainda nesse encontro, foi debatida a importância de se haver um momento de formação dentro do grupo, por meio de leitura e discussão de textos, como também convidar professores e especialistas no assunto para que participem das reuniões do GT – Questão de Gênero. Ao final, as participantes avaliaram a repercussão sobre o meme divulgado nas redes sociais e que ilustrava um relato de uma arquiteta.


A partir dessa experiência, o grupo analisa a possibilidade de se criar um título para essa série de memes que será veiculada nas redes sociais. As sugestões dadas foram “Cenas do Cotidiano Machista da Arquitetura” ou “O Cotidiano Machista da Arquitetura”.


Outros encaminhamentos

As componentes do grupo decidiram ainda as atividades a serem desenvolvidas até a próxima reunião. Uma delas será o de intensificar os convites a estudantes de Arquitetura de outras universidades. Outro encaminhamento foi a realização de palestras bimestrais pelo GT – Questão de Gênero para conscientizar as arquitetas sobre esse problema de discriminação e opressão.


As arquitetas presentes definiram ainda a realização de uma palestra com Terezinha de Oliveira Gonzaga, arquiteta que atua principalmente nas áreas de direitos humanos, direitos das mulheres e questão de gênero,. A expectativa do grupo é de que esse evento ocorra no dia 15 de junho. A próxima reunião dessa comissão acontece no dia 1º de junho, na sede do SASP, na região central de São Paulo.


O GT – Questão de Gênero foi criado pelo SASP no fim de outubro de 2014 dentro do Encontro Estadual de Arquitetos com o objetivo de desenvolver propostas para melhorar as condições da profissão em sua respectiva área de atuação. Além da questão de gênero, também foram implantadas as comissões do serviço público, do autônomo e dos professores.

WP_20150504_003.jpg

IMG-20150509-WA0003.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page