O que rolou no 2o Encontro do GT de Gênero
- sasparqbr
- Apr 19, 2015
- 2 min read
O segundo encontro do Grupo de Trabalho - Questão de Gênero, do SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, ocorreu no dia 6 de abril e teve como tema principal a campanha de conscientização para coibir situações de discriminação às mulheres da categoria.
O grupo retomou a discussão sobre a campanha de conscientização por meio de charges, ilustrações e memes. Também foi proposta uma semana ou evento para chamar a atenção sobre o assédio nos ambientes de trabalho e universidades.
Durante a reunião, foi levantada a possibilidade de produzir um manual, cartilha ou algum outro tipo de material unificando os trabalhos com o intuito de obter maior visibilidade para a ação, além de promover um evento oficial para o lançamento deste trabalho. A reunião também definiu a utilização do “Manual do assédio”, “Manual para o uso não sexista da linguagem” e “Cartilha de atendimento a travestis e transexuais” como parâmetro na elaboração do manual da SASP.
As participantes foram convidadas a contribuir com leituras, materiais e informações tanto para os trabalhos do grupo quanto para o site do sindicato. Discutiu-se também quais modos de exposição dos memes serão adotados. Se apenas virtualmente, em sites, Facebook e outras mídias eletrônicas, ou se serão impressos como cartazes e lambe-lambe. A gráfica Fidalga foi apontada como uma boa alternativa para a impressão por apoiar projetos desta categoria, pelo seu histórico de apoio a causas deste tipo.
Ficou definido que o foco das campanhas deve ser tanto na conscientização e no apoderamento das mulheres - por meio de palestras, ainda que se tornem um pouco repetitivas - quanto nos casos de violência sutil. Neste último caso, a atenção deve ser dada porque elas são mais facilmente naturalizadas e tratadas como banais, levando a situações perigosas que podem passar despercebidas.
Para ministrar as palestras, foram indicadas Terezinha de Oliveira Gonzaga, Ruth Faria, Cibele Rizek, Telmi, a serem convidadas a participar do evento. Outras representantes do coletivo feminista da Fenea (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura) também foram selecionadas. Zaida Muxi foi o nome escolhido como convidada internacional.
Durante a reunião foram realizados muitos encaminhamentos, que darão prosseguimento a este trabalho.
O próximo encontro está programado para 4 de maio, às 19 horas, na FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).



Commentaires