Sasp pelos direitos das mulheres
- sasparqbr
- Feb 27, 2015
- 2 min read
A presença de uma arquiteta representando o SASP na 59º sessão da Comissão sobre Status da Mulher que se realizará na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no período de 9 a 20 de março de 2015 é uma enorme vitória para a categoria.

O principal foco da sessão será na Declaração de Beijing e Plataforma de Ação, incluindo os desafios atuais que afetam a sua execução e para a realização da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. A Comissão procederá a uma avaliação dos progressos realizados na implementação da Declaração de Beijing e da Plataforma de Ação, 20 anos após a sua adoção, na Quarta Conferencia Mundial sobre a Mulher, em 1995. A revisão (Beijing+20) vai também incluir os resultados da 23ª sessão especial da Assembleia Geral, a primeira avaliação de cinco anos realizados após a aprovação da Plataforma de Ação, que destacou as ações e iniciativas.
Com o levantamento de informações da base de dados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, promovida pelo CAU, as mulheres representam 61% do total de profissionais em atividade no país, contra 39 % dos homens. Contudo a representação das mulheres em relação ao trabalho da arquitetura e urbanismo no Brasil, e também no Estado de São Paulo é desvalorizado em relação ao mesmo trabalho desenvolvido por homens arquitetos, além dos problemas enfrentados pelas arquitetas e urbanistas num ambiente extremamente machista do canteiro de obra.
Enganam-se os colegas que, esse problema atinge apenas as mulheres, isso é um forma clara de pressão sobre os empregos de todos.
O SASP compreende essa urgência de mitigar a desigualdade de gênero na profissão da arquitetura, e assumiu essa frente de ação na sua agenda de trabalhos. A participação da arquiteta representante do SASP será no Seminário Internacional “Beijing +20: Mulher e Trabalho: Salário Igual para Trabalho Igual” e ocorrerá durante a 59º CSW, Comission Women Status, dia 17 de março de 2015, às 16h30min no Edificio Church Center of United Nations, na sala Hardin, 11º andar, 777, United Nations Plaza, Nova York, USA.
Saiba mais neste link da ONU: http://bit.ly/1h85q5Z
Comments