top of page
Search

Presença - Seminário Habitat III

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Feb 25, 2015
  • 2 min read

SASP marca presença no Seminário Nacional Habitat III

Evento acontece em Brasília e tem participação do vice-presidente Guilherme Carpintero; meta é debater produção de relatório para Conferência da ONU



habitat.png

O SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – marca presença no Seminário Nacional Habitat III Participa Brasil, iniciado nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, em Brasília (DF). O evento tem a finalidade de estruturar debates sobre a questão urbana no Brasil para a produção de um relatório do país para a ONU (Organização das Nações Unidas). O documento será encaminhado à entidade, que o utilizará durante a Terceira Conferência sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), previsto para acontecer em 2016 na cidade de Quito, capital do Equador.


O seminário será realizado até quarta-feira, 25 de fevereiro, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. O SASP é representado pelo seu vice-presidente, Guilherme Carpintero de Carvalho. Esse evento quer sensibilizar a sociedade civil e gestores públicos para participação nas discussões relativas à Habitat III. Além disso, outra meta será colher contribuições para formar a posição brasileira nessas negociações internacionais.


Durante os três dias, serão organizadas seis mesas de debates, cada uma em um turno – manhã e tarde. Serão discutidos os seguintes temas: velhos desafios, novos problemas do desenvolvimento urbano; Brasil e a nova agenda urbana global; acordos internacionais: agendas socioambientais e as cidades; redes e cenários internacionais; meios de vida e inclusão social na cidade e direito à cidade em debate.


A Habitat III será realizada em Quito em outubro de 2016, conforme decisão da Assembleia Geral da ONU, no fim de 2014. A conferência é realizada a cada 20 anos.


O evento foi estabelecido em 1976 pelo Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), como resultado da primeira conferência que debateu esse assunto, a Habitat I, realizada em Vancouver, no Canadá.


Com sede em Nairóbi, no Quênia, a ONU-Habitat é encarregada de coordenar e harmonizar atividades em assentamentos humanos dentro do sistema das Nações Unidas.

 
 
 

Comentarios


bottom of page