Entenda a importância de contribuir com seu sindicato
- sasparqbr
- Jan 28, 2015
- 4 min read
O recurso oriundo da CSU é essencial para a manutenção das atividades do SASP pela valorização do trabalho de arquiteto e urbanista. Conheça algumas atividades que o SASP realizou no último e as ações programadas para os próximos anos.
Serviços do SASP
O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo oferece uma estrutura capaz de atender aos arquitetos nos mais diversos âmbitos. O SASP conta com assistência jurídica, que esclarece dúvidas e presta orientações jurídicas aos arquitetos. Os advogados realizam plantões de atendimento na sede principal do sindicato, na capital paulista, bem como nas regionais da entidade em Ribeirão Preto e Campinas, ambas no interior do Estado. Para garantir esse atendimento, o SASP contratou, em 2014, mais quatro advogados, somando de apenas um para cinco profissionais desta área, a serviço da categoria. Além disso, o SASP conta ainda com espaços físicos disponíveis para os arquitetos, na sede e nas duas regionais. Esses locais podem ser usados para a realização de reuniões, palestras ou outras atividades propostas pelos associados.

Campanhas salariais
O SASP já deu o pontapé inicial da campanha salarial 2015, destinada aos arquitetos que trabalham nas empresas privadas e nas repartições públicas ligadas às administrações municipais e ao governo do Estado. O sindicato começou a elaborar as pautas de reivindicações para intensificar ainda mais essa mobilização com base nos pedidos, relatos e problemas diagnosticados junto à categoria. Dentro dessas mobilizações, o SASP também vem elegendo delegados sindicais como forma de ter representantes diretos nos locais de trabalho dos arquitetos. Dentre as reivindicações gerais, estão o piso mínimo equivalente à legislação federal, de 8,5 salários mínimos, e a reposição das perdas da inflação. No ano passado, a intensificação das campanhas resultou na primeira paralisação dos arquitetos na história do sindicato, na Prefeitura de São Paulo, entre 28 de maio e 11 de junho, e a abertura das negociações do PPR (Programa de Participação nos Resultados) na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Em fevereiro de 2015, fique atento, o SASP realizará um evento de lançamento do conjunto de campanhas salariais previstas para arquitetos dos setores público e privado.

Convênios e condições especiais
O SASP também conta com uma série de convênios junto às mais diversas empresas e prestadores de serviços, que garantem descontos e condições especiais de pagamento aos associados em todo o Estado. Ao todo, mais de 90 empresas firmaram parceria com o sindicato, entre elas instituições de ensino e de assistência médica. Compondo a relação de parceiras, há destaque para a Qualicorp (planos de saúde), Qualiseg (seguro de responsabilidade técnica), Revista SUMA e Livraria Cultura. O grande número de parcerias só foi possível através do empenho do SASP em ampliar os benefícios aos arquitetos e urbanistas do Estado de SP. No ano de 2014, a entidade conseguiu triplicar o total de convênios oferecidos aos arquitetos.
Debates e palestras
O SASP tem promovido diversos debates e palestras, buscando se aproximar cada vez mais da categoria e, dessa forma, proporcionar a revalorização da profissão. Prova desse trabalho foi o inédito Encontro Estadual de Arquitetos, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2014, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O sindicato promoveu seis rodas de conversa nas quais foram discutidas formas de valorizar o ramo nas mais diversas áreas de atuação profissional. Antes do Encontro Estadual, o SASP promoveu nos meses de setembro e outubro outros sete encontros regionais por todo o Estado, para diagnosticar as principais necessidades da categoria, nas respectivas regiões. O SASP também realizou, na capital e nas regionais, inúmeras reuniões e palestras técnicas, com intuito de qualificar melhor os arquitetos para os novos desafios do mercado.

Comissões permanentes
Para melhorar as condições da profissão em cada área de atuação, o SASP criou no ano passado as comissões profissionais permanentes. Cada grupo tem a missão de desenvolver propostas como forma de valorizar os profissionais do setor, de maneira direcionada. No total, o sindicato formou quatro comissões: do serviço público, dos autônomos, dos professores e da questão de gênero. Os grupos trabalharão ao longo de 2015 para definir políticas, estratégias e ações que se tornarão tarefas para a entidade. Ainda estão abertas as inscrições para participar das comissões permanentes. Para se inscrever, ligue no (11) 3313 2772 e fale com o Departamento Jurídico.
Projeto de assistência técnica
O SASP organiza em Ribeirão Preto um projeto-piloto de Assistência Técnica, destinado a oferecer os serviços de arquitetura e urbanismo às comunidades de baixa renda. O objetivo é assessorar os moradores em situações precárias de moradia, para garantir a formalização, o bom uso e o aproveitamento racional de seus habitats. Qualificando essas edificações de acordo com as legislações urbanas e ambientais, a iniciativa abrange reformas, ampliações e construções de moradias dignas aos mais necessitados. Para concretizar esse projeto, o SASP vem organizando e coordenando ações junto às comunidades atendidas, buscando convênios com universidades, movimentos sociais, institutos, ONGs, coletivos, cooperativas, escritórios de arquitetura, assessorias técnicas e órgãos públicos, de modo a conceder também um pacote de assistência nas áreas jurídica, social e de engenharia.
Em breve este projeto chegará também a outros municípios do Estado. Além de ampliar o campo de trabalho dos arquitetos para as regiões periféricas das cidades, esta proposta busca elevar a arquitetura e o urbanismo como um direito, pressionando pela regulamentação e implantação imediata da Lei Federal 11.888/08.
Comentários