top of page
Search

Levantamento do SASP traça perfil do arquiteto nas prefeituras

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Dec 1, 2014
  • 2 min read

Iniciativa inédita do SASP quer saber detalhes sobre a categoria no setor público e se as condições de trabalho contribuem no desenvolvimento urbano do município


Traçar o perfil dos arquitetos que atuam no serviço público das maiores cidades do estado é o objetivo de um levantamento inédito iniciado pelo SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – junto a essas prefeituras. Com essa iniciativa, o sindicato pretende fazer um mapeamento da categoria nas administrações e, desta forma, conhecer mais detalhes sobre a situação trabalhista, além de como funciona a estrutura onde esses profissionais trabalham hoje. Outra meta é saber se todas essas condições conseguem contribuir no desenvolvimento urbano do município.


Ao todo, o SASP escolheu um total de 70 prefeituras que abrangem algumas das cidades mais importantes de São Paulo. A entidade enviou ofícios às administrações que solicitam esses dados. Entre os municípios selecionados, estão a capital, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José dos Campos, além de outras da Grande São Paulo e interior.


A expectativa é de que os primeiros resultados do levantamento estejam concluídos até meados do próximo ano, adiantou o presidente do SASP, Maurilio Ribeiro Chiaretti. Para garantir esse prazo, a diretoria do sindicato mantém um contato direto com as prefeituras. Até agora, apenas 12 delas já responderam as solicitações da entidade, com os dados necessários.


“Essa é uma ação importante porque conseguiremos saber a realidade dos profissionais no serviço público e também buscar maneiras de garantir com que as cidades fiquem mais planejadas a fim de se tornarem mais justas e democráticas à população”, destaca Maurilio.


Estratégia para as campanhas

Com base no levantamento, o SASP pretende definir estratégias para futuras campanhas salariais, que visam valorizar a profissão no serviço público municipal. Para viabilizar isso, o sindicato pretende mapear quantos arquitetos existem hoje nessas prefeituras, qual é a média salarial nas administrações e também a forma de contratação adotada – ou se é de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou por meio de concurso público ou ainda através dos cargos em comissão.


O inédito levantamento também ajudará o SASP para subsidiar as atividades da recém-criada Comissão Permanente do Serviço Público. O grupo foi oficialmente formado no Encontro Estadual de Arquitetos realizado pela entidade nos dias 31 de outubro e 1º de novembro com a finalidade de definir iniciativas que proporcionem melhorias nas condições de trabalho da categoria nessa área de atuação.



levantamento.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page