Diretoria do SASP marca presença na ENSA
- sasparqbr
- Nov 28, 2014
- 3 min read
Evento foi organizado pela Federação Nacional dos Arquitetos em Cuiabá e aprovou diversas ações direcionadas à categoria no país.
O SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – marcou presença no 38º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo, promovido pela FNA (Federação Nacional dos Arquitetos). Na ocasião, foram aprovadas diversas ações direcionadas à categoria. Entre elas, destacam-se a realização de uma reunião da executiva nacional da federação em São Paulo para debater a situação da profissão no estado, o apoio financeiro às entidades, o valor da Contribuição Sindical para 2015 e as cidades que irão sediar as próximas edições do evento.
O encontro foi promovido nos dias 22 e 23 de novembro em Cuiabá, no Mato Grosso. O presidente do sindicato, Maurilio Ribeiro Chiaretti, o vice Guilherme Carpintero de Carvalho, e os diretores Wagner Domingos (Adjunto Administrativo) e Gabriela Gonçalves Franco (Adjunta da Regional Grande São Paulo) representaram o SASP no evento. Também estiveram presentes Laisa Eleonora Marostica Stroher (Adjunta de Cultura e Comunicação), Victor Chinaglia Júnior (Assuntos Jurídicos e de Estudos Legislativos) e Marco Antônio Teixeira da Silva (Adjunto Financeiro), que também são dirigentes do sindicato e fazem parte da diretoria da FNA.
“Um encontro como esse mostra que os sindicatos do país têm muito a fazer para garantir a valorização da profissão, como também reitera a necessidade de uma união das entidades em busca disso”, avalia Maurilio.
No evento, ficou decidido que a FNA vai organizar uma reunião ampliada da sua executiva nacional em São Paulo, no próximo ano, para debater sobre as condições dos arquitetos no estado. Apesar de contar com o maior número de profissionais do ramo no país, São Paulo é a unidade da federação onde situação da categoria está mais precária, segundo o presidente do SASP.
Essa iniciativa só será possível graças ao SASP, que apresentou a proposta de promover esse encontro. A ideia foi prontamente aceita durante o evento da FNA. “Precisamos discutir como está a situação em São Paulo, que é uma vitrine do setor porque tem a maior quantidade de arquitetos, mas que também possui um nível de precarização num estágio mais avançado. É necessário entender o problema e buscar alternativas para reverter esse quadro, que tende a se expandir para outros estados”, destaca Maurilio. A data certa e a cidade paulista que sediará essa reunião ainda serão definidas.
Outros pontos aprovados
Ainda durante o encontro nacional, a FNA definiu que adotará uma ação emergencial de apoio financeiro aos sindicatos. A iniciativa vai durar entre os meses de dezembro deste ano e março de 2015. Para isso, serão usados recursos do Fundo Especial de Apoio Sindical, atualmente com R$ 90 mil em caixa.
Os projetos devem ser encaminhados à FNA até 30 de novembro para ter acesso a essa ajuda. As propostas aprovadas serão anunciadas até 5 de dezembro. O repasse acontece no dia 10 do mesmo mês. A federação priorizará os sindicatos ainda em situação de regularização que já possuem capacidade de ação, para que garantam sua autonomia financeira.
Também terão prioridade os projetos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Os sindicatos beneficiados terão que apresentar prestação de contas à FNA.
Contribuição Sindical
As lideranças sindicais integrantes da FNA também aprovaram o valor da Contribuição Sindical para o próximo ano em R$ 223,00. A cobrança é equivalente a um dia de trabalho sobre o piso da categoria, de 8,5 salários mínimos vigentes a partir de 1º de janeiro de 2015. Será fornecido desconto de 10% para pagamento em dezembro e 5% em janeiro.
De forma inédita, a assembleia aprovou um desconto de 50% para os profissionais formados entre 2013 e 2015 sem vínculo formal de trabalho ou que não recebem o piso da categoria. A medida tem caráter deliberativo para os estados onde a cobrança é feita via FNA e de orientação aos demais.
Os próximos encontros
Os participantes escolheram ainda as sedes das próximas edições dos encontros. A próxima, em 2015, será organizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A opção ocorreu para coincidir com o aniversário de 30 anos do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do MS. Porto Alegre sedia o evento em 2016.






Hozzászólások