top of page
Search

SASP resgata memória do movimento estudantil na Arquitetura

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Nov 18, 2014
  • 2 min read

SASP dá importante passo no resgate da memória do movimento estudantil na Arquitetura com a recuperação do acervo da FeNEA

Sindicato abriga todos os arquivos da federação de estudantes para garantir a conservação de documentos que mostram a história de mobilização dos alunos

O SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo – deu um importante passo no esforço de resgatar a memória do movimento estudantil na Arquitetura. A entidade passou a abrigar todo o acervo histórico da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo), em sua sede, situada na região central da capital paulista. O sindicato deve recuperar esse material e colocar à disposição do público para consultas.

Os arquivos foram transferidos no fim de outubro da Escola da Cidade, onde se encontravam há cerca de oito anos. Esse acervo conta com importantes impressos que mostram a história da federação nos últimos 20 anos. Em meio a todos esses arquivos, estão fotografias, atas de reuniões e outros tipos de documentos que retratam a história da mobilização estudantil realizada durante esse período. Com essa transferência à sede do SASP, todo esse material passará por um processo de triagem, limpeza e catalogação, para ser posteriormente exposto ao público.

arquivo.jpeg

Além de garantir uma conservação mais adequada, os arquivos serão totalmente digitalizados, como forma de propiciar o acesso dos interessados, tanto de maneira presencial quanto para consulta online. Esse trabalho será realizado em conjunto com a recuperação do acervo do próprio SASP.

A decisão de receber os arquivos e dar esse apoio ao FeNEA faz parte do trabalho do SASP de resgatar e, sobretudo, valorizar a história da categoria desde os tempos da universidade. “É preciso garantir a nossa memória, apoiando também o movimento estudantil que traz importantes registros da nossa profissão”, avalia Maurilio Ribeiro Chiaretti, presidente do SASP.

Junto com esse trabalho de recuperação dos arquivos, a ideia do SASP e da FeNEA é fazer uma campanha de resgate da memória junto aos ex-diretores e ex-alunos que participaram do movimento estudantil na Arquitetura. Dentro disso, existe a previsão de coletar novos materiais e outros documentos como forma de enriquecer ainda mais o acervo histórico já existente.

 
 
 

Комментарии


bottom of page