top of page
Search

Primeiro Encontro Regional de Arquitetos em Santos

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Sep 23, 2014
  • 2 min read

Primeiro encontro de arquitetos em Santos marca início da aproximação do SASP com as regionais

DSC_1020.JPG

O primeiro encontro regional de arquitetos promovido pelo SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) que aconteceu nesta quinta-feira (18) na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos iniciou a retomada da aproximação da sede com as regionais. Esse diálogo está entre algumas das prioridades da nova gestão do sindicato: é preciso entender as demandas de cada regional para futuramente saber quais as melhores ações a serem tomadas. O evento contou com a presença de arquitetos residentes tanto em Santos, como em outras cidades do litoral paulista. "A aproximação é um resgate da categoria, agora que temos um conselho próprio, temos que resignificar e reconstituir aquela imagem pejorativa que o sindicato muitas vezes possui, na verdade, nosso papel é de lutar pelos direitos trabalhistas", comentou Maurílio Ribeiro Chiaretti, Presidente do SASP, que abriu a noite de debate. Ao longo do encontro, os participantes, além de compartilharem suas experiências na profissão, também abordaram assuntos relevantes que envolvem os principais desafios para a carreira. "Essa dificuldade de aglutinar é falta de consciência política. Vejo como principal problema é essa falta de sensibilização dos profissionais da Baixada. Enquanto o arquiteto não souber o que o sindicato pode fazer por ele e pela cidade, vai ser difícil aglutinar", pontuou Cláudio Abdalla.

A questão colocada pelo 'Prof. Cláudio' se estendeu pelo debate. "É preciso entender quais as demandas da sociedade para definirmos futuramente nossas formas de ação, por isso, a importância desse encontro, desta forma, conseguimos reunir as ideias e fortalecer a organização da classe", reforçou o vice-presidente do SASP, Guilherme Carpintero de Carvalho.

Além do amplo debate, houve uma apresentação sobre a importância e as funções do SASP, assim como, as principais lutas colocadas pela nova gestão do sindicato.

"Somos uma entidade que representa todas as instâncias trabalhistas da categoria. Oferecemos cursos de atualização como forma de valorização profissional; convênios que buscam facilitar a vida do profissional; além do nosso engajamento na defesa da justiça social e urbana pois, estamos numa cadeia produtiva que gera desigualdades, a partir da arquitetura conseguimos enxergar essa realidade. Nossos principais desafios são a luta contra a terceirização, a informalidade , além da precarização do trabalho", afirmou Maurílio. De forma unânime os participantes acharam que o encontro foi proveitoso e esclarecedor. "Foi importante nesse sentido de que, para nós, deve estar viva a ideia de que a gente tem alguém que lute pela profissão, é interessante também quando tem sangue novo nisso, dá para imaginar uma atuação mais promissora", comentou Aldo do Carmo Fazioli.

"Além do fortalecimento, o evento foi importante para os arquitetos aqui da Baixada Santista se conhecerem melhor e iniciar um trabalho que dê resultados mais satisfatórios para toda a categoria", completou Jean Pierre Cretré, que integra o Conselho Municipal de Habitação de Santos.

 
 
 

Comments


bottom of page