Campanha Arquitetos e a Ditadura
- sasparqbr
- Sep 23, 2014
- 2 min read
Arquitet@s e a Ditadura: 50 anos pós-golpe, relembrar para não repetir!
Foram muitos as arquitetas e arquitetos que tiveram suas vidas marcadas pela opressão do regime ditatorial pós 1964. A ditadura afastou professores das faculdades de arquitetura, perseguiu e prendeu estudantes, distorceu a bandeira da Reforma Urbana pensada pelos arquitetos, obstaculizou o sonho de que a arquitetura modernista pudesse contribuir com soluções habitacionais de qualidade e de massa para os trabalhadores, frente o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais desigual e oprimida.
Apesar disso pouco sabemos dessas histórias e implicações. É incrível como mesmo hoje, 50 anos após o golpe e quase 30 anos após a reabertura democrática ainda conhecemos e discutimos pouco sobre o assunto.
Quem foram esses arquitetos que contribuíram para o enfrentamento da ditadura?De que forma a ditadura influenciou no ensino de arquitetura?Qual foi (ou continua sendo) o impacto do golpe militar na produção arquitetônica e urbanística do país?
Alguns podem se perguntar, de que serve resgatar essa história?Apesar de parecer distante, muitos de seus reflexos em maior ou menor medida continuam presentes. Para entendê-los e superá-los é necessário conhecer e reconhecer esse passado!
É por isso que o SASP lançou, nesse ano do cinquentenário do golpe, uma campanha permanente em memória das arquitetas e arquitetos que lutaram contra a ditadura. Estamos colhendo depoimentos, realizando entrevistas vídeos e promoveremos debates.
Um dos resultados desse trabalho recente foi a descoberta de um portifólio de fotos de estudantes de arquitetura e urbanismo da FAU USP que passaram pelo DOPS, onde tivemos a surpresa de encontrar vários rostos conhecidos, como é o caso da professora da FAU USP Raquel Rolnik e do professor Wilson Ribeiro da PUC Campinas, pessoas que inclusive já participaram e ajudaram a construir o Sindicatos dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP).
Você também pode contribuir. Se você é arquiteto e participou da luta contra a ditadura, se é parente ou conhece alguém que participou, se tem documentos, fotos ou relatos que considera importantes para trazer à tona a memória da luta dessas pessoas, envie um e-mail para comunicacao@arquiteto-sasp.org.br. Ajude a reconstruir essa história!

Comments