top of page

Audiência pública na Câmara sobre Minhocão

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Sep 15, 2014
  • 2 min read

Carro nunca mais: audiência pública dá início ao debate

sobre o PL do Parque Minhocão

minhocao.jpg

Foto: Daniel Mitsuo/Creative Commons

Na última terça-feira, dia 9, aconteceu no plenário Prestes Maia na Câmara Municipal de São Paulo a primeira audiência pública promovida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) sobre a PL 10/2014. O plano de lei prevê a criação do Parque Municipal do Minhocão e a desativação gradativa do Elevado Costa e Silva. A adequação está prevista no Plano Diretor da cidade sancionado ainda este ano, mas ainda precisa de uma lei específica para efetiva implantação. Com lotação máxima do auditório, estavam presentes moradores, urbanistas e associações, além de alguns dos relatores do PL, sendo José Police Neto (PSD), que também presidiu a sessão, Nabil Bonduki (PT) e Ricardo Young (PPS).

Durante o debate, duas principais correntes se destacaram: os que defendem a proposta, ao alegar que a região carece de áreas verdes e de lazer, e outros que temem que o parque não acabe com os problemas atuais, como a poluição do ar e sonora, mas que pode intensificar os que já existem. Houve mesmo quem apresentasse uma terceira via ao sugerir que o parque deveria ser implantado no canteiro central das avenidas que o Elevado sobrepõe. Entre todos os posicionamentos e ponderações, há uma convergência sólida entre eles: não há mais lugar para carro no Minhocão.

Houve cobrança por mais informações para melhor discutir o projeto de lei, alguns pontos levantados: para onde vão os carros que trafegam diariamente pelo Elevado? Como será a administração do parque? Quanto custa desmontar a estrutura? Fora isso, foi levantada também a questão dos moradores de rua que se abrigam embaixo da estrutura. SAI CARRO ENTRA VERDE. O PROBLEMA 'MINHOCÃO' E A SOLUÇÃO PROPOSTA PELO PL

O Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, é uma via expressa e tem extensão de 2,8 km. Liga o centro da cidade à zona oeste. Foi concebido na ditadura militar como saída para desafogar o trânsito da cidade. O viaduto é considerado um desastre arquitetônico, além de priorizar o transporte individual em detrimento do coletivo. É uma cicatriz em meio à cidade de São Paulo.

Para resolver muitos problemas que cercam o Minhocão, como a poluição atmosférica e sonora, o Plano de Lei 10/2014 quer aumentar gradualmente a restrição de veículos no Elevado-- o que já existe de segunda à sábado das 21h30 às 06h30 e aos domingos-- até a proibição integral do tráfego para finalmente a implantação do parque. Caso o PL venha a se tornar uma lei municipal, em até três meses após a sanção do prefeito, o tráfego também será proibido aos sábados; nove meses depois, ficará fechado nas férias escolares; em dois anos o horário que fica fechado para circulação de carros será ampliado; em três, pela manhã, só funcionará no sentido bairro-centro e à noite no sentido centro-bairro. Finalmente, após quatro anos, o trafego de automóveis será definitivamente proibido para que então o Parque Minhocão seja implantado. Mas até lá muitas discussões ainda serão feitas em torno desse sonho paulistano.

O projeto de lei tem autoria dos vereadores José Police Neto (PSD), Nabil Bonduki (PT), Toninho Vespoli (PSOL), Ricardo Young (PPS), Goulart (PSD), Natalini (PV), Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (PMDB).

 
 
 

Comments


bottom of page