top of page
Search

As negociações de pautas históricas avançam!!!

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Aug 12, 2014
  • 2 min read

CDHU: As negociações de pautas históricas avançam!!!

Plano de cargos e Salários, PPR e assistência médica permanecem em negociação junto ao Núcleo de Conciliação de Coletivos

Desde fevereiro deste ano, funcionários da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) tentam negociar um reajuste nos seus salários. Diante do baixo índice de reajuste oferecido (de 5,20%), e do silêncio frente às demais reivindicações (como o Plano de Cargos e Salários, PPR e Assistência Médica), os trabalhadores ameaçaram entrar em greve. A empresa tentou impedir a paralisação com uma ação cautelar, o que levou aos sindicatos a entrarem na justiça com pedido de dissidio coletivo. Essas movimentações levaram as negociações ao Nucleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos do TRT.


Em audiência realizada no TRT-SP no dia 14 de julho, o TRT propôs um reajuste salarial de 6,28% e melhorias nos benefícios em relação à proposta inicial da empresa. Em assembléia no dia 17/07/2104 os/as trabalhadoras/es decidiram por aceitar a proposta construida com mediação TRT.


O Acordo Coletivo assinado abrange todos os temas do dissídio coletivo de greve dos trabalhadores e trabalhadoras da CDHU, exceto plano de cargos e salários, PPR e assistência médica, os quais permaneceram em negociação junto ao presente Núcleo de Conciliação de Coletivos.


Após a assinatura do acordo, a CDHU apresentou um pedido de desistência da Ação Cautelar, o que representa uma tentativa de brecar os outros temas que não fizeram parte do acordo assinado mas que são pautas históricas dos Trabalhadores. Em audiencia no dia 04 de agosto de 2014, os Sindicatos mantiveram a sua posição de avançar nas demais reivindicações, o que levou a manutenção da mediação pelo nucleo do TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) sobre os demais temas.


Como resultado da conciliação, a CDHU terá que disponibilizar, em um prazo de cinco dias, o Plano de Cargos e Salários para os sindicatos, além de realizar um workshop de apresentação do plano.


Os sindicatos ficaram responsáveis por apresentar uma proposta comprovando a viabilidade técnica do pleito da categoria referente ao plano de saúde dos aposentados. Sobre a participação dos lucros, a conciliação definiu que será constituída uma comissão paritária, com seis representantes da empresa e seis representantes dos trabalhadores, para estabelecer o novo acordo de 2015.

O processo será acompanhado pela mesa de conciliação do TRT. A próxima reunião ficou marcada para 16 de setembro, quando serão avaliados novos avanços nas negociações.


Para os avanços se concretizarem será necessária a participação de Tod@s! Venham constuir o futuro da nossa carreira.



CAM00142.jpg

 
 
 

Comments


bottom of page