ESCLARECIMENTOS SOBRE A CSU - Contribuição Sindical Urbana
- sasparqbr
- Feb 28, 2014
- 2 min read
Caros colegas, Arquitet@s e Urbanist@s,
Vimos esclarecer algumas questões relativas à guia da Contribuição Sindical Urbana – CSU.
A CSU é um imposto devido por todos os trabalhadores brasileiros, de todas as profissões, inclusive profissionais liberais. Os recursos recolhidos são divididos em: 60% para o sindicato da categoria, 15% para a Federação, 10% para o Ministério do Trabalho e Emprego, 10% para a Central Sindical e 5% para a Confederação. O SASP enviou a sua guia para todos os arquitetos e urbanistas do estado de São Paulo, no entanto, nem todos precisam pagar o imposto ao SASP.
Não precisam pagar os arquitetos que não atuam no ramo e que cancelaram seu registro junto ao CAU e os arquitetos que já recolhem para outro sindicato majoritário. Também não precisam pagar aqueles que vão recolher junto à empresa em que trabalham, recolhimento este que ocorrerá no mês de março, bem como os estatutários, que são isentos por Lei. Se você recebeu a cobrança do SASP e se enquadra em algum desses casos, fique tranquilo. Nos informe e desconsidere a guia enviada. Quanto aos desempregados, aposentados e outras situações não tratadas aqui e que possuam registro ativo junto ao Conselho, entrem em contato com o SASP para serem orientados sobre como proceder.
Não foi possível comunicar com antecedência o envio desta guia por dois principais motivos: o custo para o envio das correspondências extrapolava em mais de 5 vezes o caixa que recebemos da gestão passada e o envio de e-mails e a realização de telefonemas não nos é permitido àqueles que não o autorizarem junto à entidade.
Esclarecemos também que o atual cadastro do SASP não discrimina a situação de emprego dos arquitetos, tampouco o salário de cada um. Neste sentido, o envio da CSU a todos os arquitetos e urbanistas do estado também foi feito com o objetivo de levantar a situação de nossa categoria, utilizando este momento para diagnosticar os diversos problemas vividos pelos arquitetos em suas diversas áreas de atuação. Informamos que os arquitetos que não recebem o salário mínimo profissional (8,5 salários), podem solicitar o reajuste de sua guia junto ao nosso atendimento (secretaria@arquiteto-sasp.org.br).
Aos arquitetos que não conseguiram resolver ou esclarecer sua situação em tempo hábil, pedimos que nos envie um e-mail relatando sua situação, o local de trabalho, a forma de contratação e o valor do salário, pois vamos tentar encontrar o melhor caminho para a solução desses problemas. Para aqueles que gostariam de receber informações permanentes do SASP, pedimos que façam seus cadastros neste site.
Por fim, informamos que todas as ligações e e-mails recebidos foram planilhados e serão utilizados como uma base de dados relevante para o nosso plano de ações, a se iniciar no mês de abril deste ano. Informamos também que continuaremos a receber sugestões de ações para o SASP, entidade esta que quer atender concretamente as necessidades e interesses dos arquitetos e urbanistas.
Saudações sindicais,
Maurilio Chiaretti
Presidente do SASP
コメント