“Copa pra quem? Pelo Direito à Cidade”
- sasparqbr
- Feb 24, 2014
- 1 min read
No dia 23 de fevereiro, ocorreu uma plenária de formação política convocada pelo Comitê Popular da Copa de SP. Estiveram presentes inúmeros movimentos de moradia, coletivos e movimentos socais do Estado. O SASP esteve presente!
A plenária teve como objetivo a pactuação de uma plataforma de reivindicações comum em relação à Copa do Mundo. Uma das preocupações do Comitê é a elaboração de uma pauta clara, para evitar que outros movimentos se apropriem das manifestações com pautas não identificadas com aquelas que o Comitê defende.
O arquiteto e urbanista João Sette Whitaker foi um dos debatedores, e lembrou: “O processo perverso - como a gentrificação, a seletividade espacial dos investimentos públicos - observado durante os megaeventos como a Copa não se restringe ao período de sua realização. Esta é justamente a lógica de construção das cidades. Os megaeventos exacerbam as perversidades e contribuem para legitimá-las. Por isso mesmo é um importante momento também para chamar a atenção e legitimar as pautas dos movimentos sociais sobre o Direito a Cidade!”
Comments