top of page
Search

QUEM SOMOS

  • Writer: sasparqbr
    sasparqbr
  • Feb 7, 2014
  • 3 min read

Somos professores, buscaremos dar capilaridade às ações do sindicato nas faculdades de arquitetura e urbanismo do estado, debatendo nossas condições de trabalho e a interface entre a formação e a vida profissional dos arquitetos.

Somos autônomos, queremos um posicionamento mais claro do sindicato em relação à tabela de honorários e direitos trabalhistas, bem como ações concretas de valorização profissional, com consultoria jurídica, contábil e cursos de capacitação técnica.

Somos funcionários públicos, queremos que o sindicato defenda a arquitetura e o urbanismo como carreiras de Estado, que dê suporte sindical aos estatutários e que nos ajude na defesa das atribuições profissionais e na produção de cidades mais justas e sustentáveis.

Somos ex-líderes da FENEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), queremos que o SASP dê mais atenção às manifestações dos estudantes e aos seus projetos, que apoie a implantação de Escritórios Modelos e de Centros Acadêmicos e que abra espaços de debates com os estudantes nas entidades e no CAU.

Somos funcionários de empresas privadas, queremos que o SASP nos defenda em nossas relações de trabalho e na autoria de projetos, que o sindicato se manifeste em relação à precarização e à terceirização forçada de profissionais – que, muitas vezes, são obrigados a abrir uma MEI (Micro Empresa Individual), como requisito de ingressarem a um escritório ou uma consultoria.

Somos secretários públicos municipais, queremos que o SASP se manifeste mais ativamente em relação à produção urbana, aos planos setoriais e às grandes obras como as da Copa e dos programas Minha Casa Minha Vida e PAC. Queremos implantar programas de Assistência Técnica gratuita à população de baixa renda nas cidades!

Somos pesquisadores, queremos que o SASP, as universidades e os órgãos de fomento (como CAPES, CNPQ e Fapesp) entendam a pesquisa como um trabalho, que os pesquisadores também sejam atendidos pelos direitos trabalhistas, obtendo contribuição por tempo de serviço, FGTS, férias e décimo terceiro. Que o SASP defenda a pesquisa como uma questão de soberania nacional e fundamental para um projeto de desenvolvimento justo e progressista para o Brasil.

Somos lideranças de núcleos de IAB e associações mistas de engenheiros, arquitetos e agrônomos, queremos que o SASP trabalhe junto às entidades representativas dos arquitetos, unindo forças para as bandeiras da categoria e para o atendimento ao profissional, promovendo cursos, eventos e debates que tenham como objetivo a valorização profissional e ações mais efetivas junto à sociedade e aos municípios.

Somos conselheiros do CAU, queremos ajudar na construção de um conselho eficiente, participativo e engajado com as lutas dos arquitetos e urbanistas e dos brasileiros. Queremos ajudar na expansão do CAU na capital e nas cidades do interior, aproximando mais esta autarquia dos profissionais e possibilitando ações mais diretas do Conselho nas cidades.

Somos integrantes e apoiadores de ONGs, institutos e coletivos, queremos que o SASP acolha questões mais amplas da sociedade e da produção urbana, participando de manifestações, fóruns e protestos e realizando parcerias que complementem sua atuação política e sindical. Queremos ampliar as redes de relacionamento institucional do SASP como, por exemplo, com os Pontos de Cultura, oferecendo um repertório amplo de cultura, arte, entretenimento e diálogo entre os arquitetos e a sociedade civil.

Somos integrantes também de cooperativas habitacionais e de movimentos sociais de luta por moradia e reforma urbana, queremos que o sindicato deixe de se limitar à retórica e que avance em ações concretas junto às ocupações e assentamentos das populações excluídas, promovendo assistência técnica e consultoria urbanística para regularização fundiária e produção de novas moradias.

Somos muito mais do que isso. Temos o espírito jovem e ativista, comprometido com as causas dos arquitetos e urbanistas e da sociedade, atento às mudanças políticas e sociais mais recentes e sem negar os desafios que temos a enfrentar. Nossa diversidade é a diversidade própria da atuação profissional dos arquitetos e urbanistas, de formação ampla e generalista, a qual buscaremos corresponder com trabalho e dedicação.

Saudações sindicais,

Maurilio Chiaretti, Guilherme Carpintero, Debora Prado Zamboni, Wagner Domingos, Cintia Zaparoli, Marco Antonio Teixeira, Victor Chinaglia, Thiago Guedes Font, Ana Gabriela Akaishi, Andre Blanco, Alcides Barbosa, Laisa Stroher, Eder Roberto da Silva, Bráulio Cardinal Duarte Campaña, Ailton Pessoa de Siqueira, Gerson Mendes Faria, Cicero Petrica, Jose Miguel dos Santos, Eraldo Francisco da Rocha, José Afonso Condi, Jadiel Wylliam, Adelino Fontana, Kedson Barbero, Ricardo Couto, Paulo André Cunha Ribeiro, Andre Rogerio de Santana, Ana Luisa Miranda, Carlos Américo Kogl, Licio Gonzaga Lobo Jr., Gabriela Gonçalves Franco, Laura Reily, Heliton Escorpeli, Denis Duck, Cláudio Pereira Coêlho, Walter Brant Zaroni De Paiva, Rolando Rodrigues Da Costa, Carlos Alberto Baroza Guimaraes, Dilson Luiz Leite.

 
 
 

Comments


bottom of page