top of page

Campanha cenas do cotidiano machista na arquitetura 

 

Estamos vivendo em uma época na qual podemos enxergar algumas conquistas feministas, entretanto, há muito o que se fazer para atingirmos, de fato, algo próximo da igualdade entre os gêneros na sociedade.

 

No âmbito da arquitetura não é diferente. Vemos mulheres se destacando na área, entretanto os nomes de maior reconhecimento ainda são de homens. Nas faculdades a maioria das obras e vidas estudadas são de homens. Considerando que a participação da mulher na arquitetura não é pequena, representando 61% do total de profissionais em atividade, podemos constatar que há uma clara injustiça sobre elas (nós). No dia a dia do trabalho, ou da faculdade, a arquiteta se depara com diversas situações machistas, ou seja, situações na quais ela sofre abuso de poder, moral, ou preconceito, pelo simples fato de ser mulher. Infelizmente muitas dessa situações passam despercebidas por quem a pratica e também por quem sofre com elas.

 

Pensando nisso, o Grupo de Trabalho Mulheres na Arquitetura do SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) lança o projeto Cenas do Cotidiano Machista na Arquitetura, que consiste em charges ou ilustrações mensais com o objetivo de desnaturalizar tais situações e contribuir com a conscientização e empoderamento das mulheres.

 

As charges são ilustradas por mulheres e os fatos são baseados nas vivências das profissionais e estudantes de arquitetura.

 

* Para contribuir com esse projeto, seja mandando relatos, ou se disponibilizando para produzir charges e ilustrações, entre em contato pelo e-mail: grupodetrabalhodegenero@gmail.com

 

ESPAÇO DE RELATOS

Conte-nos seu caso!

 

Tendo em vista o objetivo de explicitar as situações de discriminação de gênero que as arquitetas e urbanistas vivem no seu cotidiano, o GT de Gênero lançou esta campanha. Convidaremos cartunistas para representar criticamente situações vividas pelas arquitetas.

 

Para ilustrar estas situações estamos coletando casos de assédio, abuso e discriminação relativo ao tema, ocorridos tanto em ambientes de trabalho quanto de estudo de arquitetura. 

 

Este espaço é anônimo e seguro e os relatos serão usados futuramente como base para projetos gráficos e campanhas de conscientização sobre a questão de gênero.

 

Ajude-nos a encontrar caminhos para lidar com essas situações e conscientizar outras mulheres!

 

Escreva-nos! 

Sua mensagem anônima foi enviada com sucesso

bottom of page